A nova identidade da Fundação Arte e Cultura foi ontem, 29 de Março, publicamente apresentada num evento que serviu igualmente para dar a conhecer o Acervo Cultural Digital e-Zomba. O rebranding da FAC assinala as conquistas do passado, e representa sobretudo um novo tempo de maior compromisso e empenho para com as causas de responsabilidade social e de cidadania.
Fundada em 2006 por Haim Taib, com o propósito de preservar e restaurar a arte e cultura angolana após o término da longa guerra civil, a FAC tem contribuído para o grande desenvolvimento da criatividade e talento locais, inspirando os angolanos a perseguir os seus sonhos.
O seu centro comunitário, inaugurado em Fevereiro de 2020, tornou-se já um marco e um símbolo de esperança, com impacto em milhares de vidas. Além das cerca de 350 crianças e jovens que visitam diariamente o espaço para participarem em workshops e aulas, os adultos têm também a oportunidade de participar em formações e workshops criativos, como são exemplo as aulas de costura.
A Escola de Arte e Cultura é outro dos projectos com forte expressão em Angola. Desde 2019 registou um crescimento de 381% no número de participantes, contando com uma média de 414 participantes diários.
Também no sector cultural, entre muitos outros projectos, destaca-se o WYZA Anfiteatro, que desde 2020 recebeu já 11.000 performers e visitantes e mais de 40 artistas locais, em distintos espectáculos de teatro, concertos de música, espectáculos, leitura de poemas e workshops.
A Fundação Arte e Cultura, que hoje é uma fundação subsidiária da Fundação Menomedin em Angola, foi criada em 2006 por Haim Taib com o objetivo de realçar e preservar a cultura e arte local de Angola após o fim da longa e sangrenta guerra civil que ocorreu neste território.
A Fundação começou como uma plataforma de apoio aos artistas locais, mas à medida que o trabalho de Taib foi crescendo e expandindo por todo o País, especialmente após a criação do Grupo Mitrelli em 2010, também cresceu o apoio às artes locais.
A Fundação é membro da Rede Angolana de Responsabilidade Social e parceira do Instituto Nacional da Criança (INAC). Parte integrante da Menomadin Foundation, instituição filantrópica internacional e de investimento de impacto, a Fundação Arte e Cultura representa o contributo de responsabilidade social corporativa do Grupo Mitrelli em Angola.