“O prêmio é dedicado ao povo angolano, sobretudo àqueles que ainda acreditam que o jornalismo pode ser ponte, luz e compromisso”, declarou o jornalista.
Hermenegildo Olga, jornalista da Televisão Pública de Angola (TPA) na Lunda-Sul, foi o grande laureado do “Prêmio Catoca de Jornalismo 2025”, fruto da entrevista conduzida com Dom José Manuel Imbamba, Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), emitida a 4 de abril do presente ano, na qual a qualidade do diálogo sobre a paz e reconciliação nacional foi o epicentro, conquistando assim a opinião do júri.
“Foi mais do que um exercício jornalístico, foi um encontro entre a fé e a realidade, entre a palavra e o silêncio, entre a memória e o sonho. Foi uma oportunidade de olhar Angola com os olhos de reconciliação e fraternidade”, considerou o jornalista.
A atribuição do prêmio – que brindou Hermenegildo Olga com 5 milhões de Kwanzas – realizou-se na noite de ontem, quinta-feira (17.04) numa das unidades hoteleiras de Luanda, e contou com a presença de prestigiadas figuras do mundo do jornalismo, e não só, com realce à figura do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
