Standard Bank de Angola já financiou cerca de quatro mil milhõesde kwanzas no sector Oil&Gas para empresas de conteúdo local

Data:

O Standard Bank de Angola (SBA) já financiou cerca de quatro mil milhões de kwanzas no sector Oil&Gas para empresas de conteúdo local, tendo um pipeline de crédito de 32 mil milhões de kwanzas, revelou recentemente Fernando Chivinda, Director Executivo da Banca de Pequenas e Médias Empresas do SBA, durante um evento que reuniu jornalistas de meios de comunicação social angolanos, para uma apresentação e debate em torno da proposta de valor do sector de Oil&Gas para Pequenas e Médias Empresas (PME), Grandes Empresas e Particulares.

“Do pipeline de 32 mil milhões de kwanzas, 10 mil milhões já são créditos pré-aprovados. O sector Oil&Gas é bastante dinâmico e um dos desafios mais sentidos nesta indústria era precisamente o tempo de resposta da banca, desde a solicitação à aprovação. Para darmos resposta a esta necessidade, uma das estratégias que implementámos no mercado foi precisamente a realização de pré-aprovações”, explicou Fernando Chivinda.

O sector de Oil&Gas representa hoje mais de 90% das exportações de Angola e mais de 60% das receitas fiscais do Governo, sendo uma “importante fonte de financiamento para a diversificação da economia, dado que permite ao Estado investir esses recursos na transformação da economia”, considera Luís Teles, CEO do SBA.

“Este é o sector mais importante da economia angolana e, no Standard Bank, temos investido na criação de novos produtos para apoiarmos precisamente as empresas de conteúdo local, em toda a cadeia de valor do Oil&Gas, para toda a cadeia de produtos. Hoje, contamos já com uma equipa de seis pessoas exclusivamente dedicadas a este sector, apenas no segmento de Pequenas e Médias Empresas. Sendo que temos ainda mais seis pessoas dedicadas ao sector petrolífero no segmento de Grandes Empresas”, salientou Luís Teles.

De acordo com o CEO do SBA, o Standard Bank de Angola tem hoje cerca de 500 clientes do sector Oil&Gas, dos quais 350 são do segmento de PME e 150 são do segmento de Grandes Empresas, sendo que desde o lançamento da proposta de valor para este sector, em Novembro de 2024, registou-se a entrada de 30 novas empresas.

A proposta de valor do Standard Bank de Angola para o sector Oil&Gas assenta em três pilares fundamentais, que visam responder às necessidades específicas de cada cliente e impulsionar os seus negócios.

“O primeiro é o foco no cliente, através de uma equipa especializada e dedicada para apoiar o crescimento dos nossos clientes e dos seus colaboradores. O segundo é o conteúdo local, através do desenvolvimento de produtos de trade, como desconto de facturas, ordens de compra e financiamento de contratos, com o objectivo de alavancar a economia real. Por fim, o terceiro pilar é a criação de parcerias especializadas em regulatório legal, sustentabilidade, finanças e acordos comerciais, que permitem ter vantagens competitivas que agregam valor aos negócios dos nossos clientes”, explicou Diakiese Carlos, Director de Soluções de Negócio para Pequenas e Médias Empresas do SBA.

A proposta de valor é transversal às três áreas de negócio – Pequenas e Médias Empresas, Grandes Empresas e Particulares -, já que os colaboradores das empresas podem também usufruir de benefícios e produtos específicos.

Com a banca no local de trabalho, os funcionários de empresas parceiras beneficiam tanto de serviços presenciais (on-premises) como remotos, através dos Standard Bank Days ou Webinars.

Os benefícios para empresas com protocolo incluem: Condições Exclusivas de Crédito, com taxas de juro mais baixas em produtos de crédito; Facilidade de Acesso a Créditos, em que além da isenção do avalista, os funcionários podem aceder a produtos de crédito imediatamente após o primeiro salário; Atendimento Personalizado, com acesso a um ponto de contacto dedicado e especializado que entende o contexto dos colaboradores da empresa parceira; Soluções Customizadas, alinhadas ao contexto e necessidades dos colaboradores; Programas de Educação Financeira, dedicados aos colaboradores de empresas parceiras, com vista a proporcionar-lhes oportunidades de crescimento, melhores escolhas e resultados financeiros alinhados aos seus objectivos de vida.

Destaque ainda para o crédito habitação com juros atractivos para compra de casas com a REMAX, bem como o crédito ‘Leva Já, Paga Depois’, sem juros, que consiste na compra a prazo de produtos em parceiros do SBA, designadamente nas lojas MDC, Ishop, Centrooptico e Hiper Electro, com o pagamento, no acto da compra, de apenas uma taxa de 10% do valor a concessão de crédito pessoal até o máximo de 30 milhões de kwanzas.

“A proposta de valor para o sector de Oil&Gas vai além de uma simples oferta de produtos e serviços. Trata-se de uma parceria, baseada na confiança, na inovação e no suporte contínuo às empresas que moldam o futuro de Angola”, salientou Cláudia Viana, Directora Executiva da Banca de Particulares e Privada do SBA, no encerramento do evento, destacando a missão da instituição em “continuar a apostar na economia e no desenvolvimento dos colaboradores, dos funcionários e das empresas, e de assumir o papel e a função de ser mais do que um banco”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

EUA reitera promessa de financiar projectos de desminagem

O encarregado de Negócios norte-americano em Angola e São...

PRODESI disponibiliza 360 mil milhões para Malanje

O director nacional para Economia e Fomento Empresarial, Alan...

Realizado o primeiro evento de Women’s golf day, no país

A Indigo em parceria, com a SDS Visão realizam...

BNA pretende alcançar 36 por cento da taxa de bancarização até 2027

Angola está com uma taxa de bancarização de cerca...