Este conteúdo é apenas para assinantes
O Ministro dos transportes, Ricardo de Abreu, prevê aumento do custo de vida para os angolanos, após o aumento do preço do gasóleo que saíu este domingo de 200 para 300 kwanzas.
A declaração foi feita esta quarta-feira, durante o encontro empresarial Angola, Portugal e França, que decorreu numa das unidades hoteleira em Luanda.
Ricardo de Abreu adiantou que o aumento do preço do gasóleo vai se refletir de forma indirecta no bolso do consumidor final. “O custo do Combustivel tem um peso muito significativo e a transmissão embora não seja directa é uma transmissão que acontece”, afirmou.
Entretanto, Ricardo de Abreu defendeu que a retirada gradual da subvenção aos combustiveis é uma medida necessária para alavancar a economia nacional, sob pena de fragilizar as contas públicas nacionais e que por sua vez também transmitem depois uma incapacidade de, pelo menos, garantir uma remuneração mais justa para as pessoas.
Ricardo de Abreu apelou ainda a população a não se preocupar somente com os efeitos do corte á subvenção do combustivel, justificando que o governo pretende “garantir uma economia muito mais próxima daquilo que são os custos reias”.
