O mercado angolano de seguros registou um crescimento de 25% em 2024 em comparação a 2023, segundo dados da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG). Já nos fundos de pensões, destacaram-se um aumento de 11% nos montantes pagos aos beneficiários e de 26% nas contribuições dos participantes. Estes números evidenciam um sector em evolução, apesar dos desafios impostos pela inflação.
Com o intuito de abordar os desafios e as oportunidades deste segmento, a Revista Economia & Mercado (E&M), em parceria com a TIS, organiza o evento Business & Breakfast amanhã, 28 de Março de 2025, no Hotel Epic Sana, em Luanda.
O fórum reunirá executivos de topo, administradores e gestores financeiros para debater soluções estratégicas que garantam maior transparência e solidez no sector.
Entre os oradores, José Rafael da Silva, consultor internacional com 27 anos de experiência em gestão de riscos e compliance, destacará a importância da governança como ferramenta de mitigação de riscos de insolvência nos fundos de pensões, abordando ainda casos de falhas de supervisão que resultaram em perdas financeiras.
O evento contará ainda com uma sessão secundária dedicada à governança e à gestão de riscos, explorando mecanismos de controlo, conformidade regulatória e a relevância das tecnologias na eficiência operacional.
As reflexões finais centrar-se-ão na capacidade do sector de enfrentar os custos e obrigações de capitalização, propondo estratégias para optimizar a transparência e reforçar a confiança dos participantes.
De acordo com Willian Oliveira, CEO da TIS, “este debate eleva o patamar de qualidade no sector, promovendo práticas de gestão e governança que reduzem riscos e geram benefícios directos para as seguradoras, fortalecendo a confiança do público.
