A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) celebrou esta sexta-feira, em Luanda, um Memorando de Entendimento com o Banco Internacional de Investimento (IIBANK sigla em inglês), com vista a criação de um conjunto de produtos inovadores nos mercados de capitais do país.
O Acordo assinado pelos presidentes das comissões executivas da BODIVA e IIBANK, Walter Pacheco e Francisco Ferreira, respectivamente, abarca também a estruturação e colocação de instrumentos financeiros, bem como, o desenvolvimento do capital humano através da partilha de conhecimentos e da promoção da educação e literacia financeira.
O acto contou com a presença de administradores da BODIVA, e dos presidentes das bolsas de Cabo Verde e Moçambique, Miguel Monteiro e Salim Valá, em Angola no quadro da IV Fórum da Bolsa de Angola, que decorreu no passado dia 15 de Março, deste ano.
A aproximação da BODIVA ao IIBANK resulta dos acordos de cooperação celebrados entre a Bolsa de Angola com as congéneres de Cabo Verde e Moçambique, as duas últimas com cerca de 25 anos de experiência nos mercados de capitais.
As três bolsas, entre outros eixos estratégicos, acordaram promover o desenvolvimento de novos produtos e serviços, assim como aumentar os níveis de literacia financeira, tendo como pilar fundamental a troca de experiências entre os mercados. Em Cabo Verde, o IIBANK foi autorizada pelo Banco Central daquele país, para o exercício da actividade bancária, onde é pioneira na estruturação e emissão de obrigações sustentáveis.
O IIBANK é uma instituição multilateral de desenvolvimento, que visa facilitar a conectividade e a integração entre as economias dos estados membros do Banco, afim de garantir o crescimento sustentável, inclusivo e competitividade das economias nacionais apoiadas por laços históricos existentes.
São membros do Banco, as repúblicas da Bulgária, Cuba, Hungria, Mongolia, a Federação Russa e a República Socialista do Vietname.