A Revista Economia e Mercado realiza quinta-feira a 20 de Fevereiro, às 08h30, a sétima conferência “Economia e Mercado sobre Agricultura. O evento terá lugar no Centro Paroquial de Benguela, onde especialistas discutirão o tema “O papel dos Transportes e Logística no Desenvolvimento do Sector Agro-industrial”.
Com o intuito de abordar os principais obstáculos e soluções para o crescimento do sector agrícola em Angola, a revista Economia & Mercado organiza pela primeira vez na província de Benguela, a “Conferência E&M sobre Agricultura”.
A sétima edição deste certame subordina-se ao tema “O papel dos Transportes e Logística no Desenvolvimento do Sector Agro-industrial” e reúne especialistas, produtores e operadores do agronegócio em torno de pontos importantes como Capacitação Técnica, Políticas Agrárias, Mercados e Preços, Pesquisa e Inovação e Mudanças Climáticas, além de questões ligadas à Sustentabilidade Ambiental, Segurança Alimentar e Igualdade de Género.
Com o apoio institucional do Governo local e do Ministério da Agricultura e Florestas, a agenda do fórum arranca com a abertura oficial da Exposição Agro-Pecuária da província, com a presença do Ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, e do Governador da Província de Benguela, Manuel Nunes Júnior.
Após a inauguração da mostra, segue-se um dia de debate intenso com três painéis e mesas-redondas.
O primeiro inclui as prelecções “O papel da logística e transportes no desenvolvimento do sector agrícola em Angola: oportunidades e desafios”, por Maurício Brito, Partner da PwC; e “Retrato do Agro em Angola: estado actual; desafios e oportunidades – linhas de força e programas sectoriais”, por Anderson Jerónimo, Director do GEPE do MINAGRIF e Felismino Fernandes Rodrigues da Costa, Director Geral do IDA.
Segue-se uma mesa-redonda sobre “Sistemas Agroalimentares e o fomento da produção Agropecuária e Florestal”, com Anderson Jerónimo, Director do GEPE do MINAGRIF, Domingos Veloso, Director Nacional de Florestas, Paula Bartolomeu, Administradora da ARCCLA; e representantes do MINOPUH, MINEA e MINDCOM.
Na parte da tarde, os trabalhos prosseguem com uma prelecção de Fernando Pacheco, Engenheiro Agrónomo e a mesa-redonda “Desafios e oportunidades para o fortalecimento do agronegócio no âmbito das parcerias público-privadas”, que reunirá Wanderley Ribeiro, Presidente da AAPA; Adérito Areias, Presidente da Aliança Empresarial de Benguela; João Germano e Silva, e representantes das empresas Mitrelli Angola, Carrinho Agri e Grupo Opaia.
O fórum termina com o painel “Mercado agro: financiamentos e seguros; comércio e distribuição”, com o orador José Guilherme Leal, Adido Agrícola da Embaixada do Brasil em Angola, e uma mesa-redonda com Miguel dos Santos, Assessor do CA do Fundo de Garantia de Crédito; Felisbela Francisco, PCA do FADA; e representantes do Banco BIC, da ENSA, do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial e do Porto do Lobito
Como tónica comum, todos estes momentos de debate terão o contexto actual, em que se verifica um crescimento significativo na agricultura nos últimos sete anos, com destaque para a produção em diversas fileiras, embora ainda insuficiente para suprir as necessidades de consumo interno, especialmente no que diz respeito aos cereais. Desafios como a escassez de infra-estruturas adequadas, incluindo estradas, armazéns, sistemas de irrigação e de tratamento dos solos, limitam a produção e a competitividade da agricultura nacional.
