Crescimento de curto prazo dos Emirados Árabes Unidos é forte e deve permanecer saudável, diz o FMI

Data:

O Fundo Monetário Internacional espera que o crescimento de curto prazo dos Emirados Árabes Unidos permaneça saudável em torno de 4% em 2025, apesar da produção de petróleo menor do que o esperado relacionada aos acordos da OPEP+.

Isso foi dito em uma declaração emitida pelo FMI na conclusão de uma visita da sua equipe aos Emirados Árabes Unidos para discutir os desenvolvimentos económicos e financeiros, as perspectivas e as prioridades políticas e de reforma do país.

“O crescimento de curto prazo é forte e deve permanecer saudável em torno de 4% em 2025, apesar da produção de petróleo menor do que o esperado relacionada aos acordos da OPEP+. A atividade não relacionada a hidrocarbonetos é impulsionada pelo turismo, construção, gastos públicos e crescimento contínuo em serviços financeiros. As entradas de capital permanecem fortes, atraídas por reformas sociais e favoráveis aos negócios, e contribuem para a demanda contínua por imóveis, o que está impulsionando um crescimento ainda maior nos preços das casas em diferentes segmentos e locais. Espera-se que o PIB de hidrocarbonetos cresça acima de 2,0% este ano, após as decisões da OPEP+ de sustentar cortes de produção e à medida que os Emirados Árabes Unidos implementam um aumento mais gradual na cota da OPEP+. Espera-se que a inflação permaneça contida em torno de 2,0% em 2025, apesar dos custos mais altos relacionados a moradia e serviços públicos”, diz a declaração.

A declaração esperava que a receita de hidrocarbonetos diminuísse em meio à volatilidade dos preços do petróleo e à redução da produção de petróleo, “mas os superávits fiscais e externos devem permanecer confortáveis. O superávit fiscal deve moderar para cerca de 4% do PIB em 2025, de uma estimativa de 5% do PIB no ano passado. No entanto, a receita não proveniente de hidrocarbonetos deve aumentar de forma constante nos próximos anos com a implementação contínua do imposto de renda corporativo. A dívida pública permanece contida em cerca de 30% do PIB. O superávit em conta corrente é projetado em cerca de 7,5% do PIB, enquanto as reservas internacionais estão saudáveis em mais de 8,5 meses de importações.”Esperava-se que os bancos dos Emirados Árabes Unidos permanecessem adequadamente capitalizados e líquidos em geral, “enquanto a qualidade dos ativos melhorou ainda mais em 2024. A atividade doméstica robusta e a demanda resiliente por crédito apoiaram a lucratividade dos bancos em meio a taxas de juros ainda elevadas”.

O Fundo destacou que a exposição dos bancos dos Emirados Árabes Unidos ao setor imobiliário caiu 4 pontos percentuais, para 19,6, durante o período de dezembro de 2021 a setembro de 2024, e os riscos associados ao aumento contínuo dos preços dos imóveis devem continuar sendo monitorados de perto.

O FMI elogiou os esforços de reforma dos Emirados Árabes Unidos como um apoio ao crescimento de médio prazo e a uma transição energética tranquila, com priorização e sequenciamento essenciais para garantir resultados eficazes.

“Investimentos contínuos em infraestrutura devem melhorar o turismo e a atividade doméstica, enquanto a liberalização comercial em andamento, sustentada por Acordos de Parceria Econômica Abrangente, deve impulsionar ainda mais o comércio e o IDE. Promover uma estrutura fiscal de médio prazo garantiria uma postura fiscal nacional coordenada, promoveria a sustentabilidade de longo prazo e ajudaria a enfrentar os desafios relacionados às mudanças climáticas. O progresso contínuo na melhoria da coleta e disseminação de dados econômicos reforçará esses esforços.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

FADA simplifica processo de aquisição de crédito para abranger pequenos agricultores

Os agricultores que necessitam de microcréditos para o arranque...

Welwítschia assinala o dia mundial da luta contra a malária sob o mote “Educar é prevenir”

Em parceria com a Associação Semana Rosa, a Welwítschia,...

ZAP realiza acções de solidariedade no âmbito do combate à Malária

A ZAP assinalou esta manhã o Dia Mundial de...

Parceria. ENSA vai comercializar serviços via Access Bank

O Access Bank Angola e a ENSA Seguros...