O Conselho de Promoção de Exportação de Gemas e Joias (GJEPC) anunciou que o mercado interno de diamantes da Índia ultrapassou oficialmente o da China em 2024, tornando-se o segundo maior mercado de diamantes do mundo, depois dos Estados Unidos, de acordo com um relatório da Diamond World.
O GJEPC prevê que o mercado de diamantes da Índia continuará a se expandir rapidamente, atingindo um valor de USD 17 bilhões até 2030 – um aumento significativo em comparação ao seu valor atual de USD 8,7 bilhões. O valor atual é responsável por cerca de um décimo da indústria de joias e pedras preciosas da Índia, de USD 85 bilhões.
De acordo com o relatório, o setor de diamantes cultivados em laboratório, embora menor, também está a contribuir para o crescimento geral da indústria de diamantes na Índia. O mercado de diamantes cultivados em laboratório no país está atualmente avaliado em aproximadamente USD 2 bilhões, com a maior parte desse valor impulsionada pelas exportações.
O presidente do GJEPC, Vipul Shah, declarou que o fortalecimento do mercado de diamantes da Índia é resultado do aumento do consumo e da demanda por diamantes dentro do país. Shah enfatizou que o crescimento do mercado de diamantes da Índia se alinha com a expansão geral do setor de gemas e joias do país. A indústria está projetada para atingir uma estimativa de USD 130 bilhões até 2030, acima dos USD 85 bilhões em 2024.
