Tesla perde mais terreno na Europa, enquanto chinesa BYD ganha

Data:

As vendas da Tesla na Europa e no Reino Unido caíram quase pela metade, de acordo com dados divulgados na terça-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis . Em abril, a Tesla vendeu 7.261 veículos na União Europeia e no Reino Unido, uma queda de 49% em relação ao ano anterior.

A queda nas vendas é particularmente alarmante considerando que a Tesla lançou recentemente um novo veículo Model Y, o tipo de lançamento que normalmente atrairia mais consumidores. Uma análise mais aprofundada das vendas de carros na região mostra que os concorrentes da Tesla não experimentaram o mesmo declínio, sugerindo que as atividades políticas do CEO Elon Musk e o alinhamento com o presidente dos EUA, Donald Trump, tiveram um efeito desproporcional na marca.

As vendas da Tesla vêm apresentando dificuldades há meses em todo o mundo. A Tesla registrou 336.681 entregas , seu pior desempenho trimestral em mais de dois anos. Essa queda nas vendas ocorreu enquanto Musk liderava o DOGE , o “órgão consultivo” que demitiu milhares de funcionários federais e tentou eliminar agências e programas inteiros. Seu envolvimento com o governo se mostrou tão impopular que Musk declarou publicamente que voltaria a concentrar seus esforços na Tesla.

Em abril, os registros de carros novos na UE, Reino Unido e países da EFTA, como Suécia e Noruega, caíram 0,3%, para 1.077.186 unidades em relação ao ano anterior, com os veículos a gasolina e diesel apresentando os maiores declínios.

As vendas de veículos elétricos ainda representam uma fatia menor do mercado geral, mas continuam a crescer. As vendas de veículos elétricos cresceram 27,8%, para 184.685 veículos em abril, em comparação com o mesmo mês de 2024. Os híbridos, por sua vez, tiveram o maior salto, com um aumento de 31% nas vendas.

Enquanto isso, dados divulgados na semana passada pela empresa de pesquisa de mercado Jato Dynamics mostram que fabricantes chinesas como a BYD estão ganhando terreno, apesar das tarifas impostas pela UE. Os registros de veículos elétricos fabricados por montadoras chinesas em abril aumentaram 59% em relação ao ano anterior, atingindo quase 15.300 unidades, de acordo com a Jato Dynamics.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Brasil processa fabricante chinesa de carros elétricos por trabalho escravo e tráfico de pessoas

O Ministério Público do Trabalho (MPT) do Brasil anunciou...

Governo reduz burocracia para atrair investimentos no turismo

O Conselho de Ministros angolano aprovou hoje medidas para...

Oportunidade de novos investimentos no mercado de capitais

A necessidade de obter financiamento por parte do estado...