A revista Economia & Mercado e a consultora PwC realizam a partir das 8h30 de quarta-feira, 28 de Maio, a 3ª Angola Banking Conference. O fórum terá espaço no hotel Epic Sana, em Luanda, onde operadores e reguladores do sector financeiro discutirão “O Papel da Inteligência Artificial no futuro da banca”.
Com a finalidade de explorar a capacidade transformadora da Inteligência Artificial (IA) na modernização da banca nacional, a Economia & Mercado e a PwC reúnem a 28 de Maio especialistas e líderes do sector financeiro na 3ª Angola Banking Conference. A iniciativa promoverá um debate aberto sobre inovação e o futuro do sistema bancário em Angola.
A conferência sugere uma reflexão sobre questões actuais e urgentes: “Como é que a IA pode moldar o futuro da banca, tendo em conta os esforços que têm sido empreendidos para desenvolver novos modelos de negócio e aprimorar os actuais?”; e “Que melhorias podem ser feitas ao nível qualidade da gestão de dados; aumento da rentabilidade, aposta no recrutamento, formação e retenção de quadros?”
No 3ª Angola Banking Conference, a resposta a esta e outras perguntas terá como ponto de partida o actual contexto global da rápida evolução digital constante e acelerada, no qual a IA e Machine Learning são essenciais para a competitividade no sector bancário. As novas tecnologias abrem passo à automatização de processos complexos, à criação de oportunidades de negócios e ao aperfeiçoamento da tomada de decisões com base em modelos de análises predictivas e detecção de anomalias.
Para expor e debater este tema, estarão no evento conferencistas da PwC, assim como Luís Gonçalves (PCE do BFA), Áurea Alexandre (Administradora Executiva do BPC), Yonne de Castro (Administradora Executiva do Standard Bank), Rafael Kapose (PCE do BCS), entre outros.
A conferência será aberta pelo Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos. Manuel Tiago Dias, Governador do BNA fará o discurso de encerramento.
