Oito clubes de equitação de todo o país participaram hoje no 1º Concurso Nacional de Endurance Equestre, no resort Mangais, na Barra do Kwanza. A competição foi uma iniciativa da Federação Angolana de Desporto Equestre e teve como vencedor o cavaleiro Eriedson Manso, proveniente da província de Benguela. O evento teve o apoio do Ministério da Juventude e Desportos.
A realização do 1º Concurso Nacional de Endurance Equestre enquadra-se nas comemorações do 50ª aniversário da independência de Angola, tendo mobilizando escolas, famílias e entusiastas da equitação num ambiente de celebração e confraternização. Entre os presentes, destacou-se José Alfredo Ekuikui, primeiro presidente da Federação Angolana de Desporto Equestre, após a sua criação, em 2009.
Discutindo o papel do Estado e das federações desportivas em promover o desporto em Angola, enquanto falava à imprensa, o Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, destacou a “importância de apoiar e massificar modalidades como o hipismo e o golfe”. O governante assinalou também a necessidade de “trabalhar em equipa para alcançar os objectivos desportivos, aprender com os erros e buscar apoio de especialistas”, comemorando ainda o sucesso de Benguela no endurance equestre, indicando que “cada província pode ser rainha na sua própria modalidade”.
Dos mais de 50 cavaleiros que competiram numa prova de resistência de 40 quilómetros dividida em duas fases de 20 quilómetros cada, a distinção foi para Eriedson Manso, do Clube Hípico Eriedson Manso, de Benguela, que conquistou o primeiro lugar na classificação individual e sagrou-se campeão do evento. Outros destaques foram Elísio Chingalule (Hípico Eriedson Manso), segundo classificado; Francisco Vilinga (Cavalos na Praia), em terceiro; Manuel Morais (Cowboys Excelentes), em quarto; e Aurélio Cassinda (Cavalos na Praia), em quinto lugar.
Na classificação por equipas, o Clube Hípico Eriedson Manso liderou, seguido pelo Cavalos na Praia, em segundo, e pelos Cowboys Excelentes, em terceiro.
Zenilda de Oliveira foi coroada a Primeira Cavaleira, recebendo como prémio um cavalo árabe oferecido pelo Ministério da Juventude e Desportos, tendo sido a única atleta feminina que resistiu até à segunda fase da prova.
Entre as participações especiais, destacou-se o cavaleiro mais novo, Geovany Paiva, com apenas 5 anos. O cavaleiro mais velho, José Félix, de 62 anos, do Mangais Polo Clube, foi premiado com 500 mil kwanzas.
Para Águeda Gomes, Directora Nacional do Desporto, que falava à margem do evento sobre a importância do desporto para a juventude, a equitação, “sendo uma modalidade menos conhecida, é uma das que oferece um grande leque de oportunidades para os jovens”. “A falta de conhecimento sobre diversas disciplinas desportivas pode limitar as escolhas da juventude, mas o trabalho árduo e a dedicação podem levar a representar Angola em competições de alto nível”. “A prova equestre faz parte do programa de desenvolvimento desportivo da Angola, com o Plano de Desportos 2025-2027 aprovado pelo governo angolano, visando o desenvolvimento desportivo a todos os níveis”, indicou, reconhecendo que “a modalidade ainda está em fase de desenvolvimento no país, com a necessidade de expansão para todas as províncias, apesar de já haver atletas participando de competições em Luanda e Benguela”. “É responsabilidade da Federação Angolana de Desporto Equestre promover este desporto em todo o território nacional, apesar dos desafios financeiros e logísticos”, afirmou.
No mesmo sentido, Cali Mendonça, Presidente da Federação Angolana de Desporto Equestre, reconheceu que “a modalidade de endurance ainda está no início no país”, e que “há um trabalho importante para promovê-la como modalidade estratégica e inspiradora”, através “dos meios da comunicação e com mais provas”. “O objectivo é avançar e igualar-nos ao resto da África e do mundo. Para tal, é necessário focar-nos na resistência do binómio homem-cavalo, na preservação da vida do animal, e também tornar a endurance equestre um desporto de massas e acessível para atletas de todas as origens sociais”, finalizou.
