O Cine Geração, uma plataforma de divulgação do cinema angolano e africano dinamizada pela produtora Geração 80, realiza no dia 22 de Maio, às 17 horas, em Luanda, uma edição especial para exibição do filme ‘A Pintora’, realizado por estudantes angolanos da academia MultiChoice Talent Factory.
Emanuel Gonçalves e Leandro Lima, os jovens angolanos que produziram o filme ‘A Pintora’, foram alunos da academia da MultiChoice em 2019. A participação nesta edição especial do Cine Geração é uma oportunidade para apresentarem publicamente o trabalho criativo e partilhar informações sobre a experiência formativa e profissional adquirida ao longo da formação.
O evento, que acontece na Rua Ramalho Ortigão, nº 1, Alvalade, está alinhado com os objectivos do Cine Geração, criado para divulgar a produção cinematográfica no continente africano em todas as suas dimensões. Realizado às 5ªs feiras, é um espaço ao ar livre onde são projectados filmes seleccionados, seguidos de momentos de discussão e debate com o elenco da produção apresentada ou convidados especiais.
O Cine Geração é oferecido pela produtora angolana Geração 80, com quem a Multichoice Talent Factory assinou um memorando de entendimento para a realização de estágios de 3 meses com os alunos graduados. Esta será também uma oportunidade para juntar no mesmo espaço antigos alunos da Multichoice Talent Factory e outros intervenientes nas indústrias criativas angolanas e na produção audiovisual.
Lançadas oficialmente em 2018, as academias da Multichoice Talent Factory (presentes em países como Zâmbia, Quénia ou Nigéria) seleccionam anualmente 60 candidatos de 13 países para participar em programas de formação académica e prática, com a duração de 12 meses, em disciplinas como cinematografia, edição, produção de áudio e narração de histórias.
