O Banco Angolano de Investimentos (BAI) consolidou em 2024 a sua estratégia de descentralização dos serviços financeiros, com um total de 708 agentes activos distribuídos por todo o país.
Esta expansão do BAI permitiu o aumento de operações de 28% face a 2023, e facilitou o acesso à banca formal de populações e pequenos negócios mais afastados das zonas urbanas.
A rede de agentes bancários do BAI aumentou no ano passado para 708 agentes activos distribuídos por 124 municípios, indica o Relatório e Contas 2024 do banco, publicado em Março passado. Com forte presença nas províncias de Luanda, Bengo, Benguela, Cuanza Sul, Cunene, Namibe e Zaire, esta expansão visou facilitar o acesso das pequenas e médias empresas (PME) e populações rurais ao sistema financeiro formal.
Segundo o relatório, em 2024 o aumento de agentes do BAI traduziu-se na realização de mais de 8,4 milhões de operações bancárias por um volume total superior a 252 mil milhões de kwanzas.
Estes números representam um crescimento de 28% no atendimento ao público face a 2023.
Entre as operações mais comuns nas agências do banco, estão os depósitos, levantamentos, reimpressão de recibos, e pagamentos ao Estado e a entidades privadas.
