Monarquia. Carlos III multiplica sua fortuna multimilionária e dobra a herança de sua mãe

Data:

Enquanto o número de multimilionários diminui na Inglaterra, o monarca conseguiu aumentar o seu património até quase duplicar o da falecida rainha Isabel II.

O número de multimilionários no Reino Unido diminuiu, enquanto a fortuna pessoal do rei Carlos III aumentou até igualar a do antigo primeiro-ministro Rishi Sunak, de acordo com a lista anual dos mais ricos do país, que acaba de ser publicada pelo Sunday Times. O valor do monarca é de 760 milhões de euros, o que o coloca «apenas» na 238ª posição do ranking dos seus compatriotas mais ricos.

O primeiro lugar da lista é, pelo quarto ano consecutivo, do empresário indiano-britânico Gopi Hinduja, de 85 anos, e sua família, com uma fortuna de 41 mil milhões de euros. E isso apesar de o seu conglomerado de empresas ter perdido 6 milhões de euros por dia nos últimos doze meses.

Carlos III, que ascendeu ao trono em 2022, registou, em contrapartida, um aumento de 35 milhões de euros na sua fortuna, sendo o único membro da realeza a figurar na lista. A estimativa da riqueza do soberano britânico baseia-se nos seus ativos pessoais, incluindo a carteira de investimentos que herdou da sua falecida mãe e as propriedades privadas em Sandringham e Balmoral, e não inclui o património da Coroa.

Estima-se que Carlos de Inglaterra tenha agora uma fortuna consideravelmente superior à da falecida rainha Isabel II, cujo património mais do que considerável era estimado em 390 milhões de euros em 2022.

Com este aumento do seu património, o soberano ultrapassa agora, por exemplo, os Beckham em 150 milhões de euros.

Carlos III e a sua fortuna em ascensão

O atual soberano britânico foi o príncipe de Gales que mais tempo ocupou o cargo na história, entre 1958 e 2022. Enquanto ocupava essa posição, Carlos III recebia cerca de rendimentos privados de até 25 milhões de euros por ano provenientes do património do Ducado da Cornualha, agora herdado pelo seu filho mais velho, o príncipe Guillermo.

O monarca, que enfrentou um ano difícil, pois continua em tratamento contra o cancro, beneficiou da carteira de investimentos que herdou da sua falecida mãe para gerar a maior parte da sua riqueza, segundo o jornal inglês. O The Sunday Times indica também que a decisão de conceder licenças nas suas propriedades para a construção de parques eólicos conseguiu duplicar os seus lucros.

No entanto, uma investigação realizada pelo jornal The Guardian em 2023 estimava que a fortuna do rei Carlos poderia ser ainda maior. Este meio de comunicação situava-a em uns impressionantes 2,3 mil milhões de euros, incluindo carros de alta gama, selos muito valiosos, cavalos de corrida, coleções de joias e obras de arte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Banco BAI é destaque na Revista African Business Insider

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) foi recentemente destacado...

África lança primeira agência espacial no Cairo para colmatar a lacuna de dados de satélite

A África lançou oficialmente sua primeira agência espacial continental,...