Um total de nove instituições são as vencedoras do programa que visa impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades através de 4 pilares, Educação, Saúde, Cultura e Desporto.
Já são conhecidos oficialmente desde do dia 13 de Maio de 2025, os vencedores da edição 2025, do programa de apoio social da Fundação BAI “Caminhos de transformação”, o anúncio foi feito nas plataformas de comunicação da instituição.
Lançado a 14 de Março de 2025, o edital Caminhos de Transformação 2025 teve o seu processo de candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Abril, tendo ocorrido pelo meio, a 26 de Março, uma sessão de esclarecimentos sobre como as instituições deviam candidatar-se. No final, registou uma adesão de 126 candidaturas e após uma análise rigorosa das propostas o corpo de júris, composto por 6 membros, optou pela escolha de nove organizações e seus respectivos projectos, por cumprirem com os requisitos exigidos e estarem inteiramente alinhados aos pilares fundamentais da Fundação BAI, Educação, Saúde, Cultura e Desporto.
No pilar Saúde, os vencedores foram: a Associação Emanus, da Lunda Sul, com o projecto “Caminho das Águas”; a Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (FMUAN), em Luanda, com o projecto de “Prevenção da Surdez Infantil”; a Associação Acção humana, de Benguela, que implementará o programa “Vidas Saudáveis: Educação Nutricional na Comunidade”.
Para o pilar Educação, foram contempladas a Associação Vivo Lendo, do Uíge, com o projecto “Literatura é Prioridade” – IIª Edição; a Associação Mulher Rural, do Huambo, que desenvolve o projecto “Luta contra o Analfabetismo”.Na Cultura, outro pilar fundamental da FBAI, foram vencedores a Associação Cafeco, com o projecto “CED do Norte e Leste: Cultura Educação e Desporto”, da Lunda Norte; e o Museu Nacional de História Natural, em Luanda, com a iniciativa “Natural Mosassauro – O Regresso do Monstro Marinho Angolano”.
Já no pilar Desporto, a FBAI seleccionou os projectos “Desporto nas Comunidades”, da Macovi Sport Club, em Luanda; e a “Taça Crianças Comunitárias”, da Associação dos Amigos de Reggae de Angola, no Cunene.
A próxima etapa será a assinatura dos Memorandos de Entendimentos entre a FBAI e as instituições vencedoras, a acontecer de 19 a 23 de Maio.Todos os projectos terão um período de acompanhamento de até 12 meses, sendo que aqueles projectos que se mostrarem sustentáveis poderão ver este período ampliado.
O edital Caminhos de transformação 2025 tem a disposição um valor total que vai até aos 200 milhões de kwanzas.
