Desperdício de 40% na rede de energia eléctrica nacional exige acção estruturada e sustentável, diz especialista

Data:

Durante o III Fórum Energia e Ambiente, realizado em Luanda, Paulo Moreira, Managing Partner da Forvis Mazars, revelou que o nível de desperdício na rede de energia eléctrica de Angola atinge os 40%, uma realidade que exige medidas urgentes e estratégicas para assegurar maior eficiência no sistema energético nacional.

Na sua intervenção, subordinada ao tema “Desperdício na Rede e Impacto nas Tarifas”, Paulo Moreira alertou que a aposta no futuro da distribuição de energia deve ser feita com uma visão integrada e sustentável, tendo em conta não apenas o aumento da capacidade na produção e a extensão da rede distribuição, mas também o controlo rigoroso das perdas técnicas e do roubo de energia.

“Quando preparamos os investimentos temos que preparar também o controlo destes investimentos… porque estaremos a criar energia final que não consegue ser entregue aos consumidores e não tem qualquer proveito”, frisou.

Sublinhando a importância estratégica da rede de distribuição, o consultor defendeu que Angola deve adoptar uma abordagem moderna e adaptada ao crescimento económico e demográfico do país, incorporando as energias renováveis e acelerando os processos de electrificação.

“Angola deve apostar na criação de uma rede de distribuição de energia virada para o futuro, adaptada ao crescimento económico e demográfico, às energias renováveis e à electrificação”, destacou.

Paulo Moreira concluiu que a distribuição de energia eléctrica é uma alavanca fundamental para o desenvolvimento económico e social, na medida em que um serviço contínuo e com poucas interrupções contribui decisivamente para o fortalecimento da economia nacional.

O Fórum reforçou a necessidade de implementar reformas estruturais e de reforçar a fiscalização e a transparência na gestão dos investimentos no sector energético, com vista a garantir que os recursos gerados sejam de facto revertidos em benefícios tangíveis para os cidadãos.

A Forvis Mazars é uma rede global líder em serviços profissionais, operando sob uma única marca e composta por apenas dois membros: Forvis Mazars, LLP nos Estados Unidos e Forvis Mazars Group SC, uma parceria internacionalmente integrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Trinta em cada 100 angolanos adultos são hipertensos

O alerta vem dos especialistas em cardiologia que citam...

Tarifas da energia e água sobem 11,5% e 30% a partir de junho

Responsável afirma que medida visa modernizar e ampliar infraestruturas...

Filme nacional “Plano B” estreia no ZAP Cinemas

“Plano B”, um thriller de acção angolano realizado por...

Grupo Acelerador Angola: Um novo aliado para o crescimento do tecido empresarial nacional

O ambiente empresarial angolano encontra-se num momento de profunda...