No sábado 26 de Abril, o Centro de Ciência de Luanda (CCL) assinala a 11ª edição de Estórias no Imbondeiro, com a vasta tradição oral dos povos angolanos. Nesta ocasião, o público de todas as idades deixará levar-se pela magia das histórias, adivinhas e provérbios das línguas kimbundo, cokwe, kikongo e umbundo, contadas à volta do icónico imbondeiro da antiga Fábrica de Sabão.
A riqueza da tradição oral de Angola promete cativar o público angolano com novas histórias e narrativas, na 11ª edição de Estórias do Imbondeiro. A iniciativa do Centro de Ciência de Luanda já faz tradição em Luanda, com o imaginário e lições de vida dos nossos antepassados a fazerem as delícias de pequenos e graúdos.
Na edição do próximo sábado, os participantes poderão conhecer as fábulas “O Cão e o Lagarto”, “O Coelho e o Macaco”, “A Sexa e o Mbambi”, “O Leão e o Coelho” e “O Leopardo e o Antílope”. Como é já habitual, as histórias serão alternadas com divertidas adivinhas nas línguas kimbundu, cokwe, kikongo e umbundu.
Às 19 horas, a actividade termina com uma projecção de videomapping, se as condições climatéricas o permitirem. A sessão está aberta ao público de forma gratuita até ao limite da lotação disponível, sem necessidade de pré-registo.
“Estórias no Imbondeiro” acontece no último sábado de cada mês, nas instalações do CCL, na Marginal de Luanda. Com esta iniciativa, o CCL visa sensibilizar a população, sobretudo os mais jovens, para a importância de conhecer e valorizar a cultura e os costumes tradicionais de Angola.
