As ações da Nvidia caíram quase 6% na manhã de segunda-feira, depois que fontes disseram à Reuters que a rival Huawei começará a enviar em massa seus chips avançados de IA para clientes chineses.
Duas pessoas familiarizadas com o assunto disseram à Reuters que os embarques podem começar já no mês que vem… e disseram que alguns embarques já foram feitos.
As empresas chinesas têm se esforçado para encontrar um substituto nacional para o chip H20 da Nvidia, que a gigante do Vale do Silício até recentemente conseguia vender livremente no mercado chinês.
O governo Trump, buscando limitar o desenvolvimento tecnológico da China, disse à Nvidia neste mês que as vendas de seu chip H20 exigiriam uma licença de exportação.
Como resultado, um consultor de política tecnológica disse à Reuters que o chip 910C da Huawei “agora se tornará o hardware preferido” dos desenvolvedores de IA chineses.
A Huawei se recusou a comentar o que chamou de especulação sobre os planos de envio do 910C e seus recursos.
Os chips de IA mais avançados da Nvidia, como seu carro-chefe B200, foram totalmente proibidos pelo governo Trump de serem vendidos à China.
Isso permitiu que a Huawei e as startups de tecnologia chinesas conquistassem um mercado que era dominado principalmente pela Nvidia.
