BNA incentiva aumento da literacia na população

Data:

O Banco Nacional de Angola (BNA), através da Direcção Regional Sul, levou, na sexta-feira, no Lubango, Huíla, à consulta pública, do processo de elaboração da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (ENIF), que visa elevar os níveis de literacia e de inclusão financeira da população.

De acordo com a directora regional Sul do BNA, Ana Covilhã, a instituição promove desde 31 de Março até 30 deste mês no país, uma série de palestras que visam a recolha de contribuições que permitirão ajudar na melhoria dos níveis de inclusão e literacia financeira das famílias e das empresas.

Ana Covilhã destacou que um diagnóstico feito pelo BNA nos últimos meses indica que apenas 32 por cento da população angolana com idades acima dos 15 anos tem pelo menos uma conta bancária, dos quais cerca de dois terços são do sexo masculino, o que revela a necessidade da massificação da literacia e inclusão financeira nacional.

O mesmo estudo, adianta, revela que desse universo da população bancarizada, apenas cinco por cento acede ao crédito.

O objectivo é que o país tenha mais cidadãos bancarizados, e a prioridade nesse processo vai para as mulheres, a população do meio rural, os agricultores, adolescentes e jovens e trabalhadores informais.

A elaboração da proposta da ENIF contou com o apoio técnico e metodológico do Banco Mundial e a colaboração de diversos organismos públicos e privados, assim como instituições financeiras e outros parceiros sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Guiché Único da Empresa formalizou cerca de 10 mil negócios desde janeiro

Desde Janeiro deste ano até a presente data foram...

ANPG e TotalEnergies Angola iniciam na China conversão do FPSO Kaminho

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG)...

Do Silêncio do Deserto ao Comando Global: A Revolução Silenciosa de Abu Dhabi

Em meio às dunas ardentes de um deserto outrora...