A Tesla parou de receber pedidos na China dos sedãs Model S e dos veículos utilitários esportivos Model X – ambos importados dos EUA – depois que os países aumentaram as tarifas entre si em uma guerra comercial cada vez mais acirrada.
A fabricante de carros elétricos estava a oferecer a opção de encomendar os dois modelos desde o final de março, de acordo com uma captura de tela de seu site na China arquivada pela Wayback Machine. Embora essa opção tenha sido removida na sexta-feira, o estoque existente de carros, como um Model S branco listado por 759.900 yuans (USD 103.800), ainda está disponível.
A China anunciou na sexta-feira que aumentará as tarifas sobre todos os produtos dos EUA para 125% a partir de 12 de abril, depois que o presidente Donald Trump impôs uma taxa equivalente destinada a combater o déficit comercial dos EUA e punir Pequim por retaliar os impostos de importação dos EUA.
O imposto adicional – além de uma taxa de 20% aplicada no início deste ano sobre o papel da China no tráfico de fentanil – elevou a taxa de tarifas dos EUA sobre a China para 145%.
