A Presidente da União Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou que a União Europeia está pronta para responder às tarifas impostas pelos Estados Unidos e que já prepara contramedidas:”Estamos a finalizar o primeiro pacote de contramedidas em resposta às tarifas do aço e agora preparamos outras medidas para proteger os nossos interesses”, declarou Ursula durante visita ao Uzbequistão.
A líder lamentou a decisão do presidente Donald Trump de impor tarifas de 25% sobre automóveis estrangeiros, alertando para impactos negativos na economia global. Para Ursula, “as tarifas serão um rude golpe e terão consequências terríveis para milhões de pessoas”, disse, acrescentando que alimentos, transporte e medicamentos ficarão mais caros, prejudicando especialmente os mais vulneráveis.
A líder enfatizou a necessidade de unidade dentro da UE para enfrentar a guerra comercial, afirmando que o mercado europeu é um “porto seguro” e que “a Europa tem tudo o que precisa para enfrentar a tempestade”, e, por isso, se manterá firme na defesa dos seus interesses.Trump, por sua vez, justificou a medida alegando que produtos norte-americanos enfrentam tarifas de até 39% na Europa, enquanto os europeus pagam apenas 20% nos EUA. “Eles roubam-nos. É muito triste ver isso”, disse Trump, intrigado.
Diante do impasse, Von der Leyen reiterou que a UE busca reduzir barreiras e resolver disputas por meio do diálogo, mas garantiu que o bloco regional reagirá caso as negociações fracassem.
