O director nacional para Economia e Fomento Empresarial, Alan Varela, revelou, terça-feira, na província de Malanje, que o Programa de Apoio à Produção, Diversificação de Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) disponibilizou, de 2019 a 2024, 360 mil milhões de kwanzas aos produtores, com a finalidade de diminuir as importações.
Os financiamentos visaram acelerar o aumento e diversificação da produção no país e diminuir as importações.
A delegação trabalhou na província com a finalidade de apresentar os resultados do programa, tendo reiterado a importância da diversificação da economia nacional, para garantia da sustentabilidade das famílias e proporcionar-se segurança alimentar.
O contributo significativo que a província de Malanje tem tido no aumento da produção agrícola, através do cultivo em grande escala de vários produtos essenciais, com realce para o arroz, tem surtido efeito positivo para a economia nacional, conforme adiantou o director Alan Varela.
Foram apoiados mais de 292 projectos aprovados do total de 1,5 biliões de kwanzas para financiar cerca de 6.301 projectos em todo o país.
O vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda, expressou satisfação com os resultados apresentados pelo PRODESI e enfatizou que o papel da instituição em referência tem fortalecido para a economia local, na geração de empregos e na redução da dependência de produtos importados.
