Investigadora da UCAN analisa os desafios e contributo da venda ambulante na economia angolana em livro publicado no mês da mulher.
A venda ambulante foi recentemente objecto de estudo científico no novo trabalho bibliográfico da pesquisadora Indira Monteiro Félix, publicado na primeira quinzena de março no edifício de extensão da Universidade Católica de Angola, no Largo das Escolas.
Intitulado “Zungueira: a mulher trabalhadora e a reprodução da vida nas ruas de Luanda”, baseado em sua dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Serviço Social da PUC-SP, Brasil, o livro traz uma análise qualitativa acerca da venda informal, bem como o espaço que a actividade ocupa na economia nacional. Nela, a autora investiga o significado socio-histórico da “zunga”, partindo da década de 1990 à actualidade, além de dar voz às mulheres que circulam pelas ruas da capital para que expressem suas realidades e desafios diários.
Segundo a autora, a venda ambulante é “um dos pilares da sociedade”, mas tem vindo a ser «minimizada» como uma actividade formal de trabalho. Assim, longe desse olhar «romantizado», Indira Félix procurou chamar a atenção de que a venda ambulante, exercida maioritariamente por mulheres, é no fundo “uma expressão de luta pela sobrevivência e resistência à pobreza num país totalmente desigual no qual a informalidade é a alternativa de subsistência imediata”, disse.
Prefaciado pela cientista Raquel Raichelis, que considerou o livro de salutar importância ao abordar sobre género, trabalho e desigualdade social em um contexto de crise estrutural do capitalismo; o livro foi igualmente bem recebido pelo público, dentre os quais Maria da Assunção, Reitora da Universidade Católica de Angola, tendo dito que o livro amplia a compreensão sobre o trabalho informal na realidade angolana.
Indira Monteiro Félix, outrora vendedora ambulante, natural do Bié, é actualmente docente na Faculdade de Serviço Social da Universidade de Luanda. É licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior João Paulo II da Universidade Católica de Angola (UCAN) e possui mestrado e doutorado pela PUC-SP, Brasil.
