Centro de Ciência de Luanda abre portas ao público autista no Dia Mundial de Consciencialização Sobre o Autismo

Data:

O Centro de Ciência de Luanda (CCL) abre portas de forma gratuita ao público autista no dia 02 de Abril de 2025, das 9 horas às 17 horas, para um dia diferente, com muita ciência e diversão. Com esta acção, o CCL une-se às comemorações do Dia Mundial de Consciencialização sobre o Autismo, instituído pelas Nações Unidas e assinalado pelo Governo de Angola, com vários eventos.

Na próxima quarta-feira, o CCL recebe de forma especial nas suas instalações, na Avenida 4 de Fevereiro, antiga Fábrica de Sabão, o público infantil e juvenil com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).

Mediante comprovativo que ateste esta condição, tanto os visitantes como os seus acompanhantes, terão acesso livre ao CCL e às exposições permanentes da instituição.

Poderão ainda visitar a mostra “Autismo sem Máscara”, que o CCL também inaugura neste dia no espaço do Sistema Solar. Este projecto promove a conexão profunda entre mães e filhos com autismo através da pintura, onde cada criança expressa os seus sentimentos e emoções no próprio rosto da mãe como se fosse uma tela em branco. A mostra tem como curadores a artista plástica Grazi Gadia e o fotógrafo Márcio Amaral, e chega a Luanda pela mão da Plataforma Social Inovadora Kuena.

A programação deste dia tão especial no CCL inclui ainda a exibição do filme angolano “Íris, o mergulho no mundo dos autistas”, reservada a convidados, e uma sessão de videomapping na fachada do edifício, alusiva ao Dia Mundial de Consciencialização sobre o Autismo e aberta a todo o público, que encerra a actividade às 19 horas.

Com as acções da próxima quarta-feira, o CCL reforça o compromisso com a inclusão e o papel da ciência acessível e participativa, alinhando-se assim ao Plano Nacional de Desenvolvimento 2023-2027 e ao PLANIAPED.

As comemorações da efeméride no CCL inserem-se numa série de acções lideradas pela Ministra de Estado para a Área Social, Dra. Mária do Rosário Bragança, que visam sensibilizar as comunidades e fortalecer famílias vulneráveis, reflectindo o compromisso do país com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e a protecção dos direitos das pessoas com deficiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

EUA reitera promessa de financiar projectos de desminagem

O encarregado de Negócios norte-americano em Angola e São...

PRODESI disponibiliza 360 mil milhões para Malanje

O director nacional para Economia e Fomento Empresarial, Alan...

Realizado o primeiro evento de Women’s golf day, no país

A Indigo em parceria, com a SDS Visão realizam...

BNA pretende alcançar 36 por cento da taxa de bancarização até 2027

Angola está com uma taxa de bancarização de cerca...