O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no domingo que estava “chateado” com o presidente russo, Vladimir Putin , e imporá tarifas secundárias de 25% a 50% aos compradores de petróleo russo se sentir que Moscou está bloqueando seus esforços para acabar com a guerra na Ucrânia .
Trump disse à NBC News que ficou muito irritado depois que Putin criticou na semana passada a credibilidade da liderança do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, informou a rede de televisão, citando uma entrevista por telefone no início do domingo.
Desde que assumiu o cargo em janeiro, Trump adotou uma postura mais conciliatória em relação à Rússia, o que deixou os aliados ocidentais cautelosos enquanto ele tenta intermediar o fim da guerra de três anos de Moscou na Ucrânia.
Seus comentários severos sobre Putin no domingo refletem sua crescente frustração com a falta de avanço em um cessar-fogo.
“Se a Rússia e eu não conseguirmos chegar a um acordo para impedir o derramamento de sangue na Ucrânia, e se eu achar que foi culpa da Rússia… vou impor tarifas secundárias sobre o petróleo, sobre todo o petróleo que sai da Rússia”, disse Trump.
“Isso seria, que se você comprar petróleo da Rússia, você não pode fazer negócios nos Estados Unidos”, disse Trump. “Haverá uma tarifa de 25% sobre todo o petróleo, uma tarifa de 25 a 50 pontos sobre todo o petróleo.”
Trump disse que poderia impor as novas medidas comerciais dentro de um mês.
Não houve reação imediata de Moscou. A Rússia chamou inúmeras sanções e restrições ocidentais de “ilegais” e projetadas para o Ocidente tirar vantagem econômica em sua rivalidade com a Rússia.
Trump, que passou o fim de semana em sua propriedade em Palm Beach, Flórida, disse à NBC News que planejava falar com Putin esta semana. Os dois líderes tiveram duas ligações telefônicas anunciadas publicamente nos últimos meses, mas podem ter tido mais contatos, disse o Kremlin em vídeo na semana passada.
A Casa Branca não fez comentários imediatos sobre quando a ligação aconteceria ou se Trump também falaria com Zelenskiy.
