Literacia Financeira. NOSSA Seguros pretende sensibilizar mais de mil estudantes universitários

Data:

A NOSSA Seguros lançou, no dia 27 de Março, na Universidade Católica, a primeira palestra do ciclo “NOSSA Literacia Financeira”, uma iniciativa que visa sensibilizar mais de mil estudantes universitários em todo o país sobre a importância da poupança e do planeamento financeiro.

O objectivo é ajudar os jovens a gerir melhor as suas finanças e a construir um futuro financeiro sustentável. A primeira sessão, que reuniu mais de 100 estudantes na Universidade Católica, em Luanda, abordou estratégias para uma gestão eficaz das poupanças pessoais e para a construção de uma base financeira sólida desde cedo.

O ciclo de palestras terá uma periodicidade mensal e prevê chegar a mais de mil estudantes de várias universidades de Angola até ao final do ano, promovendo uma cultura de poupança e investimento entre os jovens.

A primeira palestra contou com a participação de Albertina Napita – Directora de Vida e Fundo de Pensões da NOSSA Seguros e Jucélia Gabriel – educadora financeira, influencer e embaixadora da NOSSA Pensões. As apresentações focaram-se em temas essenciais como planeamento financeiro, poupança e investimentos.

No discurso de abertura, Alexandre Carreira, PCE da NOSSA Seguros, destacou a “importância de se planificar desde tenra idade a utilização dos recursos financeiros e a reforma, como forma de garantir uma maior segurança financeira e contribuir para o próprio desenvolvimento do país”. Para que tal seja possível, indicou, “devemos formar e sensibilizar a juventude”.

“Acreditamos que o baixo nível de literacia financeira e a falta de cultura e disciplina para a poupança estão entre as principais causas do baixo índice de penetração dos fundos de pensões em Angola, que é de apenas 1,7% do PIB”, expôs.

Para reverter este quadro, Albertina Napita, Directora do Fundo de Pensões da NOSSA Seguros, realçou durante a palestra “que é fundamental que os jovens possam absorver uma cultura de poupança e ter o domínio suficiente das ferramentas existentes para tomarem as decisões financeiras certas, hoje, enquanto estudantes, e também no futuro, quando estiverem no mercado de trabalho.”

“Este processo é longo, mas começa com pequenos passos”, apontou Jucélia Gabriel. “Há coisas que os estudantes já podem fazer no dia-a-dia, para conseguirem uma renda extra, ou pelo menos gerirem o que já recebem, que às vezes é o valor da mesada ou o da bolsa de estudo. Muitas vezes não o fazem, porque não conhecem as opções de poupança existentes, ou por falta de controlo financeiro. Por isso é importante aprender como conseguir rentabilizar o que já dispõem”, explicou a influencer e educadora financeira.

Com o ciclo de palestras “NOSSA Literacia Financeira”, a NOSSA Seguros reafirma o seu compromisso em promover a literacia financeira e a cultura de poupança em Angola, capacitando as novas gerações para um futuro financeiro mais seguro e sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Realizado o primeiro evento de Women’s golf day, no país

A Indigo em parceria, com a SDS Visão realizam...

BNA pretende alcançar 36 por cento da taxa de bancarização até 2027

Angola está com uma taxa de bancarização de cerca...

BAI tem trabalhado para garantir uma comunicação mais ampla com os investidores

O Banco Angolano de Investimento mantém uma monitorização constante,...