Standard Bank de Angola já financiou cerca de quatro mil milhõesde kwanzas no sector Oil&Gas para empresas de conteúdo local

Data:

O Standard Bank de Angola (SBA) já financiou cerca de quatro mil milhões de kwanzas no sector Oil&Gas para empresas de conteúdo local, tendo um pipeline de crédito de 32 mil milhões de kwanzas, revelou recentemente Fernando Chivinda, Director Executivo da Banca de Pequenas e Médias Empresas do SBA, durante um evento que reuniu jornalistas de meios de comunicação social angolanos, para uma apresentação e debate em torno da proposta de valor do sector de Oil&Gas para Pequenas e Médias Empresas (PME), Grandes Empresas e Particulares.

“Do pipeline de 32 mil milhões de kwanzas, 10 mil milhões já são créditos pré-aprovados. O sector Oil&Gas é bastante dinâmico e um dos desafios mais sentidos nesta indústria era precisamente o tempo de resposta da banca, desde a solicitação à aprovação. Para darmos resposta a esta necessidade, uma das estratégias que implementámos no mercado foi precisamente a realização de pré-aprovações”, explicou Fernando Chivinda.

O sector de Oil&Gas representa hoje mais de 90% das exportações de Angola e mais de 60% das receitas fiscais do Governo, sendo uma “importante fonte de financiamento para a diversificação da economia, dado que permite ao Estado investir esses recursos na transformação da economia”, considera Luís Teles, CEO do SBA.

“Este é o sector mais importante da economia angolana e, no Standard Bank, temos investido na criação de novos produtos para apoiarmos precisamente as empresas de conteúdo local, em toda a cadeia de valor do Oil&Gas, para toda a cadeia de produtos. Hoje, contamos já com uma equipa de seis pessoas exclusivamente dedicadas a este sector, apenas no segmento de Pequenas e Médias Empresas. Sendo que temos ainda mais seis pessoas dedicadas ao sector petrolífero no segmento de Grandes Empresas”, salientou Luís Teles.

De acordo com o CEO do SBA, o Standard Bank de Angola tem hoje cerca de 500 clientes do sector Oil&Gas, dos quais 350 são do segmento de PME e 150 são do segmento de Grandes Empresas, sendo que desde o lançamento da proposta de valor para este sector, em Novembro de 2024, registou-se a entrada de 30 novas empresas.

A proposta de valor do Standard Bank de Angola para o sector Oil&Gas assenta em três pilares fundamentais, que visam responder às necessidades específicas de cada cliente e impulsionar os seus negócios.

“O primeiro é o foco no cliente, através de uma equipa especializada e dedicada para apoiar o crescimento dos nossos clientes e dos seus colaboradores. O segundo é o conteúdo local, através do desenvolvimento de produtos de trade, como desconto de facturas, ordens de compra e financiamento de contratos, com o objectivo de alavancar a economia real. Por fim, o terceiro pilar é a criação de parcerias especializadas em regulatório legal, sustentabilidade, finanças e acordos comerciais, que permitem ter vantagens competitivas que agregam valor aos negócios dos nossos clientes”, explicou Diakiese Carlos, Director de Soluções de Negócio para Pequenas e Médias Empresas do SBA.

A proposta de valor é transversal às três áreas de negócio – Pequenas e Médias Empresas, Grandes Empresas e Particulares -, já que os colaboradores das empresas podem também usufruir de benefícios e produtos específicos.

Com a banca no local de trabalho, os funcionários de empresas parceiras beneficiam tanto de serviços presenciais (on-premises) como remotos, através dos Standard Bank Days ou Webinars.

Os benefícios para empresas com protocolo incluem: Condições Exclusivas de Crédito, com taxas de juro mais baixas em produtos de crédito; Facilidade de Acesso a Créditos, em que além da isenção do avalista, os funcionários podem aceder a produtos de crédito imediatamente após o primeiro salário; Atendimento Personalizado, com acesso a um ponto de contacto dedicado e especializado que entende o contexto dos colaboradores da empresa parceira; Soluções Customizadas, alinhadas ao contexto e necessidades dos colaboradores; Programas de Educação Financeira, dedicados aos colaboradores de empresas parceiras, com vista a proporcionar-lhes oportunidades de crescimento, melhores escolhas e resultados financeiros alinhados aos seus objectivos de vida.

Destaque ainda para o crédito habitação com juros atractivos para compra de casas com a REMAX, bem como o crédito ‘Leva Já, Paga Depois’, sem juros, que consiste na compra a prazo de produtos em parceiros do SBA, designadamente nas lojas MDC, Ishop, Centrooptico e Hiper Electro, com o pagamento, no acto da compra, de apenas uma taxa de 10% do valor a concessão de crédito pessoal até o máximo de 30 milhões de kwanzas.

“A proposta de valor para o sector de Oil&Gas vai além de uma simples oferta de produtos e serviços. Trata-se de uma parceria, baseada na confiança, na inovação e no suporte contínuo às empresas que moldam o futuro de Angola”, salientou Cláudia Viana, Directora Executiva da Banca de Particulares e Privada do SBA, no encerramento do evento, destacando a missão da instituição em “continuar a apostar na economia e no desenvolvimento dos colaboradores, dos funcionários e das empresas, e de assumir o papel e a função de ser mais do que um banco”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Realizado o primeiro evento de Women’s golf day, no país

A Indigo em parceria, com a SDS Visão realizam...

BNA pretende alcançar 36 por cento da taxa de bancarização até 2027

Angola está com uma taxa de bancarização de cerca...

BAI tem trabalhado para garantir uma comunicação mais ampla com os investidores

O Banco Angolano de Investimento mantém uma monitorização constante,...