“Histórias no Feminino” iniciativa do Centro de Ciência de Luanda na promoção da ciência e incentivo as mulheres nas disciplinas científicas

Data:

O Centro de Ciência de Luanda (CCL), realizou ontem, quarta-feira, “Histórias no Feminino”, com uma mesa-redonda inspiradora e um concerto especial da Orquestra Sinfónica Kapossoka. A iniciativa enquadrou-se nas comemorações do Março Mulher e do Dia Internacional da Mulher.

A mesa-redonda reuniu três mulheres de destaque nas áreas da ciência e da música clássica: Bernarda Gabriel, violoncelista e técnica de saúde em Imagiologia; Marinela Afonso, violinista e finalista de Medicina Dentária; e Teresa Muhongo, contrabaixista e licenciada em Música Clássica.

O debate, moderado pela jornalista Elsa Marques, destacou os desafios e conquistas das mulheres nestes sectores, realçando o papel da Educação no desenvolvimento científico, sem esquecer a importância da perseverança para o sucesso profissional.

Após a mesa-redonda, o público foi brindado com uma apresentação da Orquestra Sinfónica Kaposoka, grupo musical com um longo e admirável trabalho na formação de jovens talentos. O concerto incluiu a participação especial das “Amazonas do Contrabaixo”, agrupamento que homenageia as guerreiras do antigo Reino de Dahomé.

Pedro Fançony, fundador da Orquestra Kapossoca, reforçou a ideia de que cultura e as disciplinas científicas “andam de mãos dadas”. “A música é uma combinação de arte e ciência, a construção de uma canção também envolve matemática”, exemplificou.

No final do evento, a palestrante Teresa Muhongo deixou uma mensagem alentadora. “Estas iniciativas são uma oportunidade das mulheres demostrarem a sua força e resiliência diante dos desafios modernos e reafirmarem que há claramente espaço para todas nós nas disciplinas científicas”, indicou.

A Directora-Geral Adjunta do CCL, Luzia Barros, realçou “a importância de promover espaços de diálogo que enaltecem o papel das mulheres nas áreas científicas, reforçando o compromisso do CCL, na promoção da ciência e da presença feminina nas áreas STEM”.

“Histórias no Feminino” contou com uma grande adesão do público, reafirmando a relevância de iniciativas que destacam histórias inspiradoras e incentivam novas gerações a perseguirem os seus sonhos e talentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

EUA reitera promessa de financiar projectos de desminagem

O encarregado de Negócios norte-americano em Angola e São...

PRODESI disponibiliza 360 mil milhões para Malanje

O director nacional para Economia e Fomento Empresarial, Alan...

Realizado o primeiro evento de Women’s golf day, no país

A Indigo em parceria, com a SDS Visão realizam...

BNA pretende alcançar 36 por cento da taxa de bancarização até 2027

Angola está com uma taxa de bancarização de cerca...