O Banco Angolano de Investimentos (BAI) foi distinguido esta Quinta-feira, pelo Banco Nacional de Angola (BNA), pelo seu contributo notável para a implementação do Aviso n.º 10/2020, que visa impulsionar o financiamento ao sector real da economia e promover a produção nacional de bens essenciais.
A cerimónia de reconhecimento teve lugar no Hotel de Convenções de Talatona, em Luanda, e contou com a presença do Ministro de Estado para a coordenação económica, José de Lima Massano, do Governador do Banco Nacional, Tiago Dias, do Presidente da Comissão Executiva do BAI, Luís Lélis, bem como de representantes de instituições financeiras e agentes económicos.
O BAI foi destacado pelo seu desempenho no financiamento de projectos estruturantes nos sectores da agricultura, pecuária, agro-indústria, pesca, transformação alimentar e produção de bens de primeira necessidade — sectores prioritários definidos pelo regulador no âmbito do Aviso n.º 10/2020.
Na ocasião, o PCE do BAI, Luís Lélis afirmou que “Este reconhecimento é motivo de orgulho para o BAI e reforça que o Banco vê o sector produtivo a crescer e que há um compromisso maior com Angola e por Angola e isso faz com que as pessoas estejam a investir. “Provavelmente ainda não é muito visível, mas nós acreditamos que o que os bancos estão a fazer e o Banco BAI também”.
Luis Lélis disse ainda que nos próximos 18, 24 meses, a instituição vai conseguir ver ainda muito maior interesse e maior produção.Desde a entrada em vigor do Aviso, o BAI tem adoptado políticas activas de apoio ao financiamento da economia real, assegurando condições adequadas às necessidades das Pequenas e Médias Empresas e Cooperativas, com foco no desenvolvimento económico e na geração de emprego.
O BAI reafirma o seu compromisso em continuar a ser um parceiro estratégico do país, contribuindo activamente para a redução da dependência das importações e para o fortalecimento da economia nacional.
