ANPG e empresa vietnamita assinam acordo para exploração da bacia do Okavango

Data:

Um memorando de entendimento para a exploração do potencial petrolífero da Bacia do Etosha Okavango foi rubricado, esta segunda-feira, em Luanda, pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e o grupo empresarial vietnamita “Xuân Thiên” (XTG).

O documento tem como objectivo um projecto de estudo conjunto na área de prospecção e exploração de petróleo na região de Etosha/Okavango, que comporta uma bacia sedimentar decerca de 300 mil quilómetros.

O acordo, rubricado pelos gestores das respectivas empresas, prevê também, num período de três anos renováveis, um estudo aprofundado de aquisição de dois mil quilómetros de dados sísmicos “2D”.

Para tal, a empresa vietnamita vai realizar a execução de estudos geofísicos e geológicos, incluindo a aquisição de dados sísmicos 2D, estudos geoquímicos, magnéticos e gravitacionais, essenciais para uma avaliação rigorosa do potencial de hidrocarbonetos da região.

A propósito desse memorando, o presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, disse que o acordo representa um passo estratégico na exploração do potencial petrolífero de Angola, reforçando o compromisso com um desenvolvimento sustentável e competitivo do sector.

“A empresa XTG terá um papel determinante nesse processo, trazendo consigo a experiência técnica e a capacidade financeira necessária para a implementação da fase exploratória”, reconheceu.

De acordo com o gestor, as bacias interiores de Angola, com particular destaque para as bacias de Etosha e Okavango, têm demonstrado, através de diversos estudos geológicos e geofísicos, um potencial considerável de hidrocarbonetos.

Em declarações à imprensa, Paulino Jerónimo realçou que em termos de pesquisa será a primeira actuação nessa bacia interior, apesar de já se ter feito algumas avaliações em 2010 – um estudo aéreo e geofísico – que definiu a profundidade deste local.

Assegurou que há todas as condições para gerar óleo nessa bacia, fruto de estudos geoquímicos que se tem feito.Por sua vez, o presidente do grupo XTG, Nguyen Van Thien, considerou que o referido memorando de entendimento marcará o início de uma parceria sustentável e mutuamente benéfica para as partes.Sublinhou que a presença da sua empresa em Angola é resultado directo da política do Governo angolano sobre a atracção de investimento estrangeiro.

Disse que fruto dessa política a empresa desenvolveu actividades no país, para a busca de oportunidades de investimento, realizando estudos, negociações técnicas e trocas de informações sobre os projectos e sectores que o Governo de Angola está promovendo, particularmente na exploração e produção de petróleo e gás.

Para o gestor, na ocasião da celebração dos 50 anos das relações diplomáticas entre Vietname e Angola, a assinatura do memorando para o projecto de estudo conjunto na área de prospecção e exploração de petróleo na bacia de Etosha/Okavango representa um marco significativo para a cooperação económica entre os dois países, tendo demonstrado a confiança, o compromisso e a parceria sustentável entre as partes.

O projecto, adiantou, tem um significado estratégico para a ANPG e para Angola, pois é a primeira vez que a bacia de Etosha/Okavango será estudada de forma abrangente, sistemática e em larga escala.

Nguyen Van Thien referiu que os dados colectados a partir desse projecto trarão grande valor científico e prático, contribuindo para a avaliação do potencial petrolífero e abrindo novas oportunidades de desenvolvimento para a indústria de petróleo e gás nas províncias de Cunene, Cuando e Cubango.

“Com o apoio da ANPG e a colaboração dos parceiros profissionais em Angola, esse projecto alcançará resultados significativos e permitirá avançar para as fases de exploração e produção de petróleo e gás na região da bacia no futuro”, sublinhou.

Destacou que o grupo empresarial Xuân Thiên vê Angola como um destino testratégico em seu plano de expansão de investimentos, pretendendo continuar a estudar e avaliar oportunidades de cooperação de longo prazo nos sectores de mineração de petróleo e gás, minério de ferro, energia e agricultura e florestal.O acto de assinatura do memorando contou com a presença do embaixador do Vietname em Angola, Duong Chinh Chuc, e representantes do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Realizado o primeiro evento de Women’s golf day, no país

A Indigo em parceria, com a SDS Visão realizam...

BNA pretende alcançar 36 por cento da taxa de bancarização até 2027

Angola está com uma taxa de bancarização de cerca...

BAI tem trabalhado para garantir uma comunicação mais ampla com os investidores

O Banco Angolano de Investimento mantém uma monitorização constante,...