BODIVA movimenta mais de seis biliões de kwanzas em 2024

Data:

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) realizou, em 2024, nos mercados regulamentados 10 328 negócios, representando um crescimento de 105,16% face ao ano anterior (2023), o que resultou num movimento de seis biliões 55 mil 665 milhões e 21 mil kwanzas.

Os resultados foram apresentados esta quinta-feira, em Luanda, durante a 6ª edição do fórum anual da instituição, no qual estiveram presentes vários intervenientes do mercado de capitais angolano.O terceiro trimestre foi o mais activo, com cerca de 2,13 biliões de kwanzas transaccionados, de acordo com dados da bolsa.

No ano transacto, 88,12% das transacções ocorreram em ambiente bilateral e 11,88% em ambiente multilateral.Quanto à maturidade dos títulos negociados, registou-se uma concentração em títulos com maturidade residual de até cinco anos, com destaque para os títulos de 2029, que representaram 29% do volume negociado. Em termos de transacções, os títulos com maturidade em 2034 corresponderam a 26,69% dos negócios realizados.

As operações de reporte representaram 48,75% do montante negociado, seguidas das OT-ME (27%), OT-NR (18,02%), BT-364 dias (5,61%), OT-TXC (0,48%), Acções (0,07%), OP (0,06%) e UP (0,005%), segundo uma nota a que a ANGOP teve acesso.No domínio das obrigações do tesouro, registaram-se 4.863 negócios, correspondendo a 47,09% do total, enquanto os bilhetes do tesouro representaram apenas 1,72% das transacções.

O documento dá conta que os títulos privados também tiveram um papel relevante, com as acções a representarem 42,24%, as obrigações privadas 4,19% e as unidades de participação 0,62% do total de negócios.Entretanto, a taxa média anual de crescimento registada nos últimos oito anos atingiu 69,94%, resultante do dinamismo do sector e da confiança crescente dos investidores nas soluções oferecidas.

Citado na nota, a presidente da Comissão Executiva interina da BODIVA, Cristina Lourenço, afirmou que os números apresentados são reflexo do esforço conjunto do sector para consolidar e dinamizar o mercado.

“A confiança dos investidores e o aumento expressivo das transacções demonstram que estamos no caminho certo para fortalecer o mercado nacional e atrair mais capital para a nossa economia”, frisou.

Referiu que com um crescimento consistente e um mercado cada vez mais dinâmico, a BODIVA reafirma o seu compromisso em impulsionar o desenvolvimento do mercado de capitais angolano, consolidando a sua posição como um actor-chave na economia do país.

O 6º Fórum Anual da BODIVA decorreu sob o lema “O caminho para a bolsa” e culminou com a distinção dos principais intervenientes do mercado de capitais, no âmbito dos prémios Tchiluanda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Sanlam Angola Seguros muda de nome para SanlamAllianz Angola

A Sanlam Angola Seguros foi oficialmente rebaptizada como...

Seguros de acidentes de trabalho tornam-se obrigatórios em contratos públicos

A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros...

Comissão Europeia inicia sexta-feira conversações com EUA sobre tarifas

A Comissão Europeia inicia, sexta-feira, as negociações com Washington...