Casais integra consórcio que irá executar obras de ampliação do fornecimento de água potável em Luanda

Data:

A Casais Construction junta-se a um consórcio internacional responsável pela execução dos lotes Q2, Q6 e Q7 do Programa Quilonga Grande, iniciativa prioritária para ampliar o fornecimento de água potável à região da Grande Luanda.

O projecto, coordenado pelo Ministério da Energia e Águas de Angola e gerido pela Empresa Pública de Águas (EPAL-EP), visa reforçar a capacidade instalada do sistema de abastecimento, beneficiando directamente o desenvolvimento socioeconómico do país.

O consórcio, formado pela alemã CNT Bau, a Gauff Engineering, a portuguesa Casais Construction e a angolana Opaia, concentrar-se-á na construção de infra-estruturas críticas do Sistema V – Quilonga Grande. Este inclui uma adutora de 110 km em tubo de aço soldado (Lote Q2), ligando a Estação de Tratamento de Água do Bom Jesus a nove centros de distribuição, além da instalação de 134 câmaras de manobra em betão armado e um sistema de telegestão com fibra óptica e tecnologia SCADA.

No âmbito do Lote Q2, a Casais destacou que a tubagem empregada terá diâmetros entre 1600 mm e 500 mm, assegurando o transporte eficiente de água tratada para zonas como o Novo Aeroporto, Zango, Cacuaco 2 e o Polo Industrial de Viana. A infra-estrutura, que inclui ainda mecanismos de purga de ar e descarga de fundo, está prevista para entrar em funcionamento após testes e comissionamento rigorosos.

Hélder Araújo, Administrador do Grupo Casais, sublinhou a relevância da participação da empresa: “Este projecto consolida a nossa posição como referência em engenharia e construção. Estamos empenhados em garantir que a sua execução melhore a qualidade de vida das populações e impulsione o desenvolvimento sustentável de Angola”.

Estruturado em 10 lotes, o Sistema Quilonga Grande integra captação no Rio Kwanza, tratamento no Bom Jesus (Q1 e Q10) e uma rede de distribuição (Q3-Q9). A iniciativa surge como resposta à crescente procura de água na capital angolana, onde défices crónicos de abastecimento afectam milhões de habitantes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

BNA aprova Plano de Recapitalização e Reestruturação do banco SOL

O plano inclui o encerramento ou fusão de agências,...

Dubai abre portas para investimentos e parcerias com empresários angolanos

Presidente da "Dubai Chamber" diz que volumes de trocas...

FADA simplifica processo de aquisição de crédito para abranger pequenos agricultores

Os agricultores que necessitam de microcréditos para o arranque...

Welwítschia assinala o dia mundial da luta contra a malária sob o mote “Educar é prevenir”

Em parceria com a Associação Semana Rosa, a Welwítschia,...