Learning for Life: Diageo e Refriango formam mais de 50 estudantes no sector de hotelaria e Turismo

Data:

Nos últimos três meses, mais de 50 jovens angolanos participaram no Programa de Formação em Hotelaria – “Learning For Life” (L4L), uma iniciativa da Diageo em parceria com a Refriango, que visa capacitar profissionais para o sector do Turismo e Hotelaria.

A iniciativa teve início em Outubro de 2024 e foi concluído em Janeiro de 2025. A cerimónia de encerramento do programa decorreu em Luanda, na presença de representantes da Diageo, das instituições parceiras e dos estudantes beneficiados.

Desenvolvido em colaboração com duas instituições de ensino nacionais – o Instituto Técnico de Hotelaria e Turismo n.º 2009, “Terra do Ngola”, e a Escola de Hotelaria e Restauração de Talatona (EHR) –, o Learning For Life teve como principal objectivo dotar os participantes de competências técnicas e práticas essenciais para o sector.

Como resultado, 30% dos formandos receberam propostas de emprego no final do programa, dos quais 83% são mulheres.

Rui Garcia, Country Manager da Diageo em Angola, destacou que “o programa Learning for Life, implementado pela primeira vez no país, representa um compromisso com o futuro das novas gerações, proporcionando aos jovens não apenas conhecimentos técnicos, mas também as habilidades necessárias para se destacarem no mercado de trabalho, especialmente nos sectores de hotelaria e restauração”.

“Os projectos como o ‘Learning for Life’ desempenham um papel crucial no segmento da hotelaria e turismo em Angola por várias razões, entre elas formação profissional e empregabilidade”, indicou Júlio Muhongo, Director-Executivo da Escola de Hotelaria e Restauração de Talatona (EHR). “No domínio da capacitação profissional, o programa oferece oportunidades de estágio por um período de 90 dias, permitindo o desenvolvimento de habilidades aos jovens profissionais do sector e promovendo a qualificação necessária para atender o crescente mercado turístico em Angola. Ao capacitar e oferecer oportunidades de estágio, o ‘Learning for Life’ contribui para aumentar as oportunidades de emprego, diminuindo assim o índice de desemprego entre os jovens”, comentou.

Já o Coordenador do Gabinete de Inserção à Vida Ativa do Estudante do Instituto Técnico de Hotelaria e Turismo nº 2009 “Terra do Ngola”, Manuel Lutendo, congratulou-se com a oportunidade: “É um resultado bastante positivo. Os alunos conseguiram familiarizar-se, aliaram o que aprenderam durante os quatro anos e demonstraram essas competências nas unidades de estágio. Além disso, identificaram áreas desconhecidas que puderam explorar através do estágio. Encorajamos esses alunos que hoje estão em condição de participar da defesa do trabalho de fim de curso, pois já obtiveram resultados positivos. A nossa petição é que estes 35 alunos sejam conservados. Agradecemos esta porta que se abriu, que permitiu estabelecer esta parceria, e esperamos que nos próximos anos continuemos a facilitar o acesso dos alunos a essas oportunidades.”

No final do evento, o Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, reconheceu em nome do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e do Governo de Angola, o trabalho da Diageo e das escolas parceiras, sobretudo “numa altura em que o Estado tem vindo a promover e revitalizar o turismo”. “Olhando para a esperança e experiência que cada um dos jovens beneficiados carrega, e o que podem representar para o desenvolvimento do nosso país, vemos que este número poderá ser multiplicado por cem, por mil, por muitos mais”, reflectiu.

Criado pela Diageo em 2008, o Learning For Life já impactou milhares de jovens em todo o mundo e, em 2024, implementou-se em Angola pela primeira vez, contribuindo para a qualificação profissional no sector hoteleiro do país.

O programa incluiu formação técnica em hotelaria e turismo, bem como workshops sobre temas cruciais, como Igualdade e Inclusão, Assédio Sexual no Local de Trabalho, Consciencialização sobre Necessidades Especiais, Ética Laboral, Gestão de Tempo e Orçamentação, Sustentabilidade e Higiene e Segurança Alimentar. Além disso, os participantes realizaram um estágio remunerado de três meses em restaurantes parceiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

“Fuckin’ Globo” é o grande vencedor da 4ª edição do DocLuanda 2025

Documentário distinguiu-se da concorrência por sua "originalidade" e leva...

Artista moçambicana retrata vivências ocultas das águas de Luanda

Rotina laboral, dramas socioeconómicos e políticos dos homens do...

“Pecadores” estreia em IMAX no ZAP Cinemas

O ZAP Cinemas estreia esta sexta-feira, 18 de Abril,...