“Estórias no Imbondeiro”, iniciativa do Centro de Ciência de Luanda (CCL), dedicou a sua 9ª edição a contos da tradição oral em kimbundu, destacando valores como a amizade, a justiça e a inteligência. O escritor angolano José Luís Mendonça, narrador e coordenador do projecto, inspirou o público que acorreu ao CCL. Esta edição marcou a abertura do evento a todos os interessados, sem necessidade de pré-inscrição.
Na 9ª edição de “Estórias no Imbondeiro”, entre o público encontravam-se crianças, adolescentes e adultos que ouviram atentamente contos como “O leão é forte como a amizade” ou “O cágado e o mbambi” e “O tigre, o chacal e o carneiro”, estes últimos extraídos do livro “Missosso vol. III”, de Óscar Ribas.
Cada narrativa contada com o dom e a arte de José Luís Mendonça trouxe à tona valiosas lições sobre solidariedade, justiça e inteligência, valores fundamentais para a convivência harmoniosa entre os seres humanos. Ao longo do evento, o escritor reiterou a “importância de preservar, registar e divulgar a nossa cultura através da oratura, principalmente aos mais jovens”.
Viviandre Tavares, que já vai na sua terceira participação, desta vez com a filha e a mãe, destacou a importância dos contos no imaginário das crianças. “Contribuem não só para o gosto pela leitura, como também para o interesse nas nossas línguas nacionais e aprendizagem de valores positivos”, indicou.
Já Alicia Mota, participante de 12 anos, afirmou que o que mais gostou foi “aprender sobre a amizade”. Também com visível entusiasmo, a encarregada de educação Lúcia Mota realçou que “a iniciativa é boa e oferece a Luanda um espaço que faltava, onde se privilegia a cultura”. “Estes contos fizeram-me reviver a infância”, indicou.
A programação foi enriquecida com um pequeno jogo de adivinhas entre os contos, e um debate interactivo no final da sessão, permitindo que o público compartilhasse as suas reflexões sobre as lições de cada fábula.
A 9ª edição de “Estórias no Imbondeiro” foi encerrada com a habitual projecção de videomapping, uma experiência audiovisual que dá vida aos contos de forma inovadora, utilizando as mais recentes tecnologias.Esta sessão foi a primeira a dispensar a prévia inscrição dos participantes, abrindo a partir de agora o evento a todo o público de forma gratuita, até cumprir o limite da lotação disponível.
“Estórias no Imbondeiro” acontece no último sábado de cada mês, nas instalações do CCL, na Marginal de Luanda. Com esta iniciativa, o CCL visa sensibilizar a população, sobretudo os mais jovens, para a importância de conhecer e valorizar a cultura e os costumes tradicionais de Angola.


