A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, endereçou ontem, quinta-feira, um pedido de desculpas aos contribuintes e aos cidadãos em geral pelos actos praticados por alguns agentes públicos contra a boa gestão do erário.
O gesto vem na sequência da denúncia de desvio de cerca de sete mil milhões de kwanzas, envolvendo funcionários da Agência Geral Tributária (AGT).
“Pretendemos seguir denunciando todas as práticas irregulares como um sinal de que o executivo permaneça implacável contra actos de corrupção e peculato”, afirmou no final da segunda sessão plenária da Assembleia Nacional, que aprovou o Relatório de Execução do III Trimestre do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2024.
“Confiamos nas autoridades que estão a trabalhar para que as pessoas comprovadamente culpadas possam ser devidamente responsabilizadas”, frisou, ao mesmo tempo que apelou aos gestores económicos no sentido de defenderem os seus recursos ganhos com sacrifício e suor.
“Defendam não alimentando os apetites de inconfessos, não aliciando funcionários públicos e, sobretudo, denunciando toda e qualquer tentativa de extorsão ou aliciamento, por uma Angola melhor para todos”, concluiu.
