A Pumangol encerrou o ano de 2024 com um aumento de 36% no volume de negócios das vendas de retalho, totalizando 218 mil milhões de kwanzas, face aos 162 mil milhões registados em 2023.
No quarto trimestre do ano, o volume total de vendas atingiu 184.555 toneladas métricas (TM), representando um crescimento de 1% em relação ao trimestre anterior e de 8% em comparação com o mesmo período de 2023. O gasóleo correspondeu a 53,2% das vendas, enquanto a gasolina representou 46,8%.
No mercado de aviação, as vendas de JET A1 registaram um aumento de 21% em relação ao terceiro trimestre de 2024 e um crescimento de 128% face ao quarto trimestre de 2023. No acumulado do ano, a comercialização deste combustível cresceu 20%, atingindo 38.162 TM.
O segmento de lubrificantes apresentou um volume de negócios de 2,4 mil milhões de kwanzas no quarto trimestre, um decréscimo de 2% face ao trimestre anterior, mas um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2023. Factores como a presença de produtos substitutos e reciclados no mercado, bem como a perda do poder de compra, influenciaram o consumo neste sector.
A empresa também esteve envolvida em iniciativas sociais ao longo do ano, incluindo campanhas de segurança rodoviária, programas de saúde comunitária e apoio a escolas.
Estes dados foram divulgados no dia 6 de Fevereiro, em Luanda, na sessão trimestral organizada pelo IRDP, na qual participam todos os operadores do mercado, e que visa apresentar um retrato da distribuição de combustíveis em Angola actualizado ao longo do ano.
No final, Adélio Santos, Gestor de Inteligência Corporativa e de Projectos da Pumangol, disse que a empresa “continua focada na manutenção de elevados padrões de qualidade e de segurança, no aumento da satisfação dos seus clientes em todos os domínios da distribuição de combustíveis e lubrificantes, e na melhoria da sua performance”.
![](https://revistaoutside.com/wp-content/uploads/2024/08/Trabalho-da-Pumangol-no-sector-da-aviacao-reconhecido-internacionalmente1-1024x576.jpg)