A Gemcorp Capital anunciou nesta quarta-feira a nomeação de Walter Pacheco como Presidente da Comissão Executiva (CEO) da Kassai, sua nova empresa de gestão de activos.
A criação da Kassai visa mobilizar recursos nacionais e internacionais para financiar projetos estratégicos e dinamizar o mercado de capitais do país, reforçando a presença do grupo no setor financeiro local. Já registrada na Comissão do Mercado de Capitais (CMC), a empresa terá como foco investimentos em activos, infraestruturas e oportunidades prioritárias para o crescimento económico de Angola.
Walter Pacheco, ex-presidente da Comissão Executiva da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) e diretor-geral da Unidade de Gestão de Dívida, liderará a iniciativa com apoio da Gemcorp, que já investiu mais de USD 6 mil milhões em mercados emergentes como Angola.
Walter Pacheco, licenciado em Economia e Gestão pela University of the West of England (Reino Unido) e com mestrado em Finanças Internacionais pela University of Sussex, acumula mais de duas décadas de atuação no setor financeiro angolano. Sua trajetória inclui passagens pelo Standard Bank, CMC e BODIVA, onde foi decisivo no desenvolvimento do mercado de capitais local. “Este empreendimento representa um marco para a Gemcorp e um avanço para futuros investimentos em Angola”, afirmou Pacheco.
A Gemcorp, que planeia investir USD 10 mil milhões em África na próxima década, já tem projetos emblemáticos no nosso país como a parceria com a Endiama para exploração do depósito de diamantes Mulepe (Lunda Norte); a reestruturação da Angola Telecom (contrato de USD 189 milhões em 2022); a construção da refinaria de Cabinda, com financiamento de USD 335 milhões (capacidade: 30 mil barris/dia).
Atanas Bostandjiev, CEO da Gemcorp, destacou que a Kassai “complementará uma década de contribuições socioeconómicas” do grupo em Angola.
A empresa não divulgou detalhes sobre o portfólio inicial, mas enfatizou a intenção de atrair investidores privados e instituições internacionais.