Walter Pacheco nomeado CEO da Kassai, nova gestora de activos da Gemcorp em Angola

Data:

A Gemcorp Capital anunciou nesta quarta-feira a nomeação de Walter Pacheco como Presidente da Comissão Executiva (CEO) da Kassai, sua nova empresa de gestão de activos.

A criação da Kassai visa mobilizar recursos nacionais e internacionais para financiar projetos estratégicos e dinamizar o mercado de capitais do país, reforçando a presença do grupo no setor financeiro local. Já registrada na Comissão do Mercado de Capitais (CMC), a empresa terá como foco investimentos em activos, infraestruturas e oportunidades prioritárias para o crescimento económico de Angola.

Walter Pacheco, ex-presidente da Comissão Executiva da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) e diretor-geral da Unidade de Gestão de Dívida, liderará a iniciativa com apoio da Gemcorp, que já investiu mais de USD 6 mil milhões em mercados emergentes como Angola.

Walter Pacheco, licenciado em Economia e Gestão pela University of the West of England (Reino Unido) e com mestrado em Finanças Internacionais pela University of Sussex, acumula mais de duas décadas de atuação no setor financeiro angolano. Sua trajetória inclui passagens pelo Standard Bank, CMC e BODIVA, onde foi decisivo no desenvolvimento do mercado de capitais local. “Este empreendimento representa um marco para a Gemcorp e um avanço para futuros investimentos em Angola”, afirmou Pacheco.

A Gemcorp, que planeia investir USD 10 mil milhões em África na próxima década, já tem projetos emblemáticos no nosso país como a parceria com a Endiama para exploração do depósito de diamantes Mulepe (Lunda Norte); a reestruturação da Angola Telecom (contrato de USD 189 milhões em 2022); a construção da refinaria de Cabinda, com financiamento de USD 335 milhões (capacidade: 30 mil barris/dia).

Atanas Bostandjiev, CEO da Gemcorp, destacou que a Kassai “complementará uma década de contribuições socioeconómicas” do grupo em Angola.

A empresa não divulgou detalhes sobre o portfólio inicial, mas enfatizou a intenção de atrair investidores privados e instituições internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Reservas de gás natural em Angola estimadas em cerca de 95 triliões de pés cúbicos

Os recursos de gás natural do país estão estimados...

Cólera segue imparável. Mais de 100 casos nas últimas 24 horas

141 novos casos de cólera foram registados, nas últimas...

Volume de negócio. Pumangol cresceu 31% em 2024

A Pumangol encerrou o ano de 2024 com um...

Yambissa inaugura exposição “Entre Fronteiras”

O fotógrafo angolano Carlos César “Yambissa” inaugura, nesta quarta-feira,...