“Estórias no Imbondeiro”, iniciativa do Centro de Ciência de Luanda (CCL), dedica a sessão deste sábado, 25 de Janeiro, à cidade de Luanda. Marcado para as 18 horas, este evento celebra a tradição oral angolana e conta histórias ancestrais. Excepcionalmente, em virtude da programação especial alusiva ao aniversário da capital, a sessão será realizada no interior das instalações do CCL, em substituição do habitual cenário ao ar livre sob o icónico imbondeiro da antiga Fábrica de Sabão, na Marginal de Luanda.
O CCL continua a promover a preservação e valorização da sabedoria popular do nosso país. A narradora, Pulquéria Van-Dúnem, irá contar estórias que enriquecem a vasta tradição oral de Angola.Nesta edição, serão contadas estórias como “Samba”, “Hebo”, “O coelho e o macaco” ou “A onça e o coelho”. Cada narrativa traz à tona valiosas lições sobre coragem, solidariedade e justiça, valores fundamentais para a convivência harmoniosa entre os seres humanos, e nos quais os habitantes de Luanda se revêem.
A programação será enriquecida com um pequeno jogo de adivinhas entre os contos e um debate interactivo no final da sessão, permitindo que o público compartilhe as suas reflexões sobre as lições de cada fábula. Se as condições permitirem, a edição será encerrada com a habitual projecção de videomapping, uma experiência audiovisual que dá vida aos contos de forma inovadora utilizando as mais recentes tecnologias.
“Estórias no Imbondeiro” acontece no último sábado de cada mês, nas instalações do CCL, na Marginal de Luanda. Com esta iniciativa, o CCL visa sensibilizar a população, sobretudo os mais jovens, para a importância de conhecer e valorizar a cultura e os costumes tradicionais de Angola.Luanda aos 24 de Janeiro de 2025.
