A IIª edição do Prémio Inovação & Tecnologia Ambiental (PITA), organizada pela consultoria OMUENHO, promete incentivar iniciativas voltadas à inovação e sustentabilidade em Angola.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 7 de fevereiro, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Luanda.
O vencedor receberá 1.000.000 de kwanzas (um milhão de kwanzas). Além do montante em dinheiro, o primeiro colocado terá direito a sessões de mentoria, um smartphone e um estágio profissional, que é a novidade desta edição.
O segundo colocado será contemplado com 700.000 kwanzas enquanto que o terceiro lugar receberá 500.000 kwanzas.
Desde a abertura oficial do prêmio, em 20 de setembro de 2024, 30 candidatos foram selecionados após um rigoroso processo de avaliação, evidenciando a competitividade da iniciativa. Segundo Antonieta Cristóvão, gestora de projetos da OMUENHO, a adição do estágio profissional como parte dos prêmios demonstra o compromisso com o desenvolvimento prático dos participantes, além de fomentar oportunidades de crescimento no setor de tecnologia ambiental.
O Prémio PITA consolida-se como um evento de relevância no incentivo à criatividade e soluções ambientais sustentáveis, reafirmando o potencial de jovens inovadores angolanos.