Preço do gás na Europa ‘dispara’ um dia depois da interrupção do fornecimento russo

Data:

O preço de atacado do gás atingiu seu nível mais alto em mais de um ano depois de ter parado de fluir o fornecimento russo para o resto da Europa via Ucrânia: de acordo com os britânicos do ‘The Guardian’, os preços de referência subiram esta quinta-feira para o nível mais alto desde outubro de 2023, um dia após o fim de um contrato de trânsito de longa data entre Moscovo e Kiev – recorde-se que as entregas de gás russo pela Ucrânia terminaram nas primeiras horas do dia de Ano Novo.

Os comerciantes esperavam a perda do gás russo, sem alternativa disponível, e estavam a monitorizar de perto se isso levaria a retiradas mais rápidas das instalações de armazenamento. O preço do gás para entrega em fevereiro nos Países Baixos subiu até 4,3% esta quinta-feira, antes de cair novamente para 49,83 euros o megawatt-hora, informou a ‘Bloomberg’.

Os níveis de fornecimento de armazenamento em toda a Europa já estão a cair na taxa mais rápida desde 2021, à medida que se intensifica o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

A invasão da Ucrânia pela Rússia desencadeou o maior conflito na Europa desde a II Guerra Mundial, elevando o preço do gás no atacado e levando a um aumento nas contas de energia, além de forçar o Governo do Reino Unido a intervir para subsidiar os custos das famílias.

O gás russo flui pela Ucrânia há décadas, principalmente através de um gasoduto construído pelos soviéticos que começa em Sudzha, uma cidade na região russa de Kursk, agora sob o controlo das forças ucranianas, e termina perto de Uzhhorod, na fronteira ocidental da Ucrânia com a Eslováquia.

O fim do fornecimento de gás, que a Gazprom da Rússia disse ter ocorrido às 8 horas (horário de Moscovo), na quarta-feira, resultou imediatamente em cortes de energia para centenas de milhares de pessoas na Transnístria, região separatista da Moldávia.

“Vale a pena ter em mente que os preços ainda estão bem abaixo dos níveis vistos durante todo o ano de 2022”, realçaram os analistas do Deutsche Bank. “Mas o armazenamento de gás europeu terminou 2024 no seu menor nível de fim de ano em três anos, e o recente aumento nos preços deve aumentar ainda mais as pressões inflacionárias.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Kwanza ganha terreno ao Dólar norte-americano

O Kwanza ganhou terreno, nos últimos dias, ao Dólar...

Produção de petróleo em Angola vai manter-se abaixo do limite da OPEP

Segundo o relatório “O Estado da Energia Africana em...

Lucratividade. Acções na Bolsa de Valores de Angola estão em valorização constante

Os quatro activos que estão em negociações, actualmente, no...

Aumento salarial na função pública efectiva-se agora em Janeiro

Os funcionários públicos vão beneficiar de um ajuste salarial...