Ouro deve subir ainda mais este ano, dizem bancos de Wall Street

Data:

O preço do ouro deve subir ainda mais em 2025, dizem analistas de Wall Street, embora o ritmo de ganhos deva desacelerar após o rali de 27% no ano passado.

Espera-se que o ouro suba para cerca de USD 2.795 por onça troy até o final do ano, de acordo com a previsão média de bancos e refinarias consultados pelo Financial Times. Isso é cerca de 7% acima dos níveis atuais.

Espera-se que o metal amarelo continue a se beneficiar das compras dos bancos centrais globais, que têm se diversificado em relação ao dólar desde que os EUA impuseram sanções à Rússia após sua invasão em grande escala da Ucrânia em 2022.

Cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), preocupações com o aumento dos níveis de dívida do governo dos EUA sob o presidente eleito Donald Trump e conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia também devem elevar os preços. Tais fatores estiveram por trás do maior ganho anual do ouro desde 2010 no ano passado.

“Acreditamos que os juros do banco central serão uma base forte para a compra no próximo ano”, disse Henrik Marx, chefe global de negociação da Heraeus Precious Metals, que previu que o ouro poderia tocar máximas de USD 2.950 por onça troy este ano.

Ele acrescentou que o segundo mandato presidencial de Trump também provavelmente apoiará os preços do ouro. “Tudo o que ele anunciar vai aumentar a dívida, levando a um dólar mais fraco e aumento da inflação. Isso geralmente é uma boa mistura para o ouro.”

O Conselho Mundial do Ouro disse em um relatório que o crescimento deste ano seria “positivo, mas muito mais modesto”.

A chamada mais otimista entre os entrevistados é do Goldman Sachs, que espera que os preços cheguem a US$ 3.000 até o final de 2025. O banco cita a demanda do banco central e os cortes de juros esperados pelo Fed.

As previsões mais pessimistas foram do Barclays e do Macquarie, que esperam que o ouro afunde para cerca de USD 2.500 por onça troy até o final do ano – uma queda de cerca de 4% em relação aos níveis atuais.

“Nosso argumento básico para 2025 é que o ouro enfrente inicialmente a pressão contínua da força do dólar dos EUA, mas seja apoiado por melhores compras físicas e demanda constante do setor oficial”, escreveram os analistas do Macquarie em suas perspetivas de fim de ano.

Os bancos centrais mundiais compraram 694 toneladas de ouro durante os primeiros nove meses de 2024. O Banco Popular da China anunciou em novembro que estava retomando as compras de ouro após um hiato de seis meses.

A queda das taxas de juros nos EUA contribuiu para o rali do ouro no segundo semestre do ano passado, e o ritmo de novos cortes pode ser crucial para as perspetivas para o metal amarelo. Os preços do ouro recuaram ligeiramente depois que o Fed reduziu as taxas em dezembro, mas indicou que os custos dos empréstimos cairão mais lentamente do que o esperado anteriormente em 2025.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Kwanza ganha terreno ao Dólar norte-americano

O Kwanza ganhou terreno, nos últimos dias, ao Dólar...

Produção de petróleo em Angola vai manter-se abaixo do limite da OPEP

Segundo o relatório “O Estado da Energia Africana em...

Lucratividade. Acções na Bolsa de Valores de Angola estão em valorização constante

Os quatro activos que estão em negociações, actualmente, no...

Aumento salarial na função pública efectiva-se agora em Janeiro

Os funcionários públicos vão beneficiar de um ajuste salarial...