O WhatsApp agora pode ser uma das suas ferramentas para digitalizar documentos em tempo real e enviá-los por meio do app. A princípio, essa novidade ainda não foi distribuída de forma ampla e está disponível apenas na Itália, além somente usuários de iPhone terem acesso ao novo recurso.
Mesmo assim, nada impede que essa função chegue no futuro a mais dispositivos e mercados, possibilitando uma solução adicional para quem está acostumado a usar aplicativos de terceiros para essa finalidade. Um exemplo de app popular para realizar esse tipo de ação é o Adobe Scan. O modo de funcionar é semelhante ao da solução desenvolvida pela Adobe.
Em outras palavras, é uma ferramenta que transforma o celular em um scanner, usando a câmera traseira para capturar e digitalizar qualquer tipo de documento. Uma das vantagens de ter isso no mensageiro é a praticidade, já que não precisa sair da plataforma da Meta para realizar esse procedimento.
Disponível no menu de compartilhamento de mídia na versão v24.25.89 de iOS do aplicativo, a função abre a câmera e tudo o que o usuário deve fazer é enquadrar o documento, já que a foto é tirada de forma automática. Do mesmo modo, o próprio aplicativo consegue identificar os cantos, dispensando a necessidade de realizar ajustes manuais, apesar de ser possível.
O envio pode ser feito após tocar em “Salvar” e, em seguida, no botão referente para mandá-lo ao contato que deseja. Segundo a própria Meta, o recurso está sendo distribuído gradualmente, então mais pessoas devem receber a funcionalidade com o passar do tempo.