As trocas comerciais entre Angola e os Emirados Árabes Unidos (EAU), nos últimos quatro anos, entre 2020 e Dezembro de 2024, atingiram o volume de 9,06 mil milhões USD.
De acordo com o comunicado, a que o Mercado teve acesso, as exportações angolanas totalizaram 6,38 mil milhões USD e as importações provenientes dos EAU a alcançaram 2,68 mil milhões USD. O desempenho resultou no saldo comercial positivo de 3,7 mil milhões USD para Angola.
O balanço, segundo o comunicado, reflecte o fortalecimento das relações comerciais entre os dois Países, impulsionado pela exportação de recursos angolanos e pelo aumento gradual das trocas bilaterais.
A recente assinatura dos termos de referência para o Acordo de Parceria Económica Abrangente (CEPA), que busca reduzir ou eliminar barreiras comerciais e fomentar investimentos, promete consolidar ainda mais a parceria estratégica.
Com a implementação do CEPA, Angola espera aumentar o acesso a novos mercados, diversificar as exportações e atrair investimentos que ampliem as oportunidades para o sector privado, lê-se na nota.