Salvar a indústria: Utilizar os conteúdos de forma responsável!

Data:

Por Estefânia Sousa, Directora de Assuntos Corporativos da MultiChoice Angola

O futuro do entretenimento em vídeo depende do consumo responsável dos conteúdos. Sendo os maiores consumidores de vídeo, a Geração Z tem um papel fundamental a desempenhar. Eis o que os jovens podem fazer para proteger o mundo da criação de conteúdos.

A Geração Z é a primeira geração nativa digital do nosso tempo, crescendo num mar de conteúdos digitais, mas navegando nele com facilidade, encontrando exatamente o que precisa para obter informação, entretenimento e conexões sociais. A geração nascida entre 1997 e 2012 está destinada a moldar o futuro digital da nossa sociedade. No entanto, essa liderança digital vem acompanhada de uma grande responsabilidade.

O facto de conseguirmos aceder a qualquer conteúdo com apenas alguns cliques no teclado é extremamente útil e conveniente. Porém, o que fazemos no mundo digital pode ter um impacto real na vida das pessoas.

Os conteúdos em streaming — como filmes, música e programas de televisão — são criados por equipas de profissionais que investem tempo e dinheiro para produzir material de qualidade, relevante e cativante. Estes profissionais merecem ser justamente recompensados pelo seu trabalho.

A melhor forma de garantir que agimos de maneira ética — e também legal — é aceder apenas a conteúdos em streaming através de canais legítimos e oficialmente licenciados. Seja a ver o Euphoria, o Big Brother, a Liga dos Campeões ou as Real Housewives, plataformas legais asseguram que os produtores e detentores de direitos recebem a justa compensação pelo seu trabalho.

Atualmente, todos somos, de certa forma, criadores de conteúdos. Publicamos textos, fotografias, comentários, histórias, podcasts e vídeos. Um dos valores mais fundamentais da criação de conteúdos é nunca, mas nunca, roubar o trabalho dos outros.

Devemos respeitar aqueles que vivem como criadores de conteúdos, produtores de filmes e programas de televisão. Para muitos, os conteúdos são a sua única fonte de rendimento. Aceder e consumir conteúdos em plataformas legítimas garante que todos os profissionais envolvidos — escritores, atores, cabeleireiros, maquilhadores, produtores e equipas de som — recebem os salários e direitos de autor que lhes são devidos.

Quando consumimos conteúdos de forma responsável, vivemos de acordo com os valores de justiça e integridade que esperamos dos outros. Garantimos também a sustentabilidade da indústria. Se todos os profissionais do cinema e da televisão forem justamente remunerados, continuará a ser viável criar e produzir novos espetáculos. Isto significa que, no futuro, teremos mais programas e conteúdos inovadores.

A utilização responsável de conteúdos apoia a criação de um ambiente justo.

Por outro lado, quando acedemos a conteúdos através de sites piratas, estamos basicamente a roubar os criadores, privando-os do rendimento que justamente merecem. A pirataria de conteúdos torna inviável a criação de novas produções — os espetáculos que adoramos podem simplesmente deixar de existir.Os sites piratas não produzem nada. O único conteúdo que têm é aquele que foi roubado de outros. Quando isto acontece durante muito tempo, os criadores deixam de receber, e não há novos conteúdos. Eventualmente, deixará mesmo de haver algo para roubar!A pirataria de conteúdos é uma ameaça gigantesca.

Estima-se que, todos os anos, sejam registadas cerca de 230 mil milhões de visualizações de material de vídeo pirateado, causando perdas financeiras aos criadores entre 29,2 e 71 mil milhões de dólares anualmente.Sendo a maior geração de consumidores digitais, os jovens têm o poder de mudar esta realidade. Consumir conteúdos de forma responsável significa apoiar os criadores, incentivar a produção de conteúdos inovadores e de alta qualidade e garantir um futuro sustentável para a indústria criativa.

Ao utilizarmos os conteúdos de forma responsável, estamos a assegurar que haverá mais e melhores conteúdos no futuro!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Noruega registra ano recorde de produção de gás

A produção de gás natural da Noruega aumentou 6,9%...

Operador dos EUA encontra petróleo na costa do Vietnã

A empresa petrolífera norte-americana Murphy Oil Corporation fez uma...