O Banco Sol deu, hoje, mais um passo importante na sua estratégia de segmentação de clientes com a activação do Oil & Mining Desk, uma unidade já existente na estrutura orgânica do Banco que, até agora, funcionava no edifício sede e que passa, de agora em diante, a operar num espaço próprio.
Esta mudança visa proporcionar um atendimento especializado e eficiente aos clientes do sector de petróleo, gás e mineração, garantindo uma maior compreensão de toda a cadeia de valor (upstream, midstream e downstream).
De acordo com o Presidente da Comissão Executiva, Dr. Osvaldo Lemos Macaia, “este é mais um passo na estratégia de segmentação de clientes, como temos vindo a fazer até à presente data. Com esta iniciativa, garantimos uma maior especialização no segmento empresarial, com destaque para o sector de Oil & Gás e mineração.”
Complementando estas declarações, o CFO do Banco Sol, Vladmir Cunha, destacou os resultados concretos que esta especialização tem vindo a gerar no sector. “Entre as várias operações que o Banco Sol tem desenvolvido no sector, cumpre destacar soluções como operações de crédito de adiantamento de liquidez para apoio e gestão da tesouraria, que permitem às empresas do sector petrolífero gerirem de forma mais eficiente os seus fluxos de caixa e ciclos de contas a pagar e a receber, garantindo liquidez antecipada.”
O CFO sublinhou ainda a participação do Banco em operações estratégicas ao longo de 2024, nomeadamente (i) o financiamento concedido à ETU ENERGIAS, que visa apoiar e proporcionar ferramentas que assegurem a gestão eficiente de liquidez e tesouraria da Empresa e (ii) a integração num sindicato bancário internacional liderado pelo Standard Chartered Bank, African Export-Import Bank, Société Générale e o Standard Bank of South Africa Limited, para financiar a Sonangol Finance (detida a 100% pela Sonangol E.P.).
Estas iniciativas reforçam o compromisso, assim como a capacidade do Banco Sol de apoiar tanto empresas locais como internacionais (detidas por empresas angolanas) em projectos estratégicos.Por último, esta unidade vem reforçar os esforços do Banco em servir os nossos Clientes com excelência e reafirmar a nossa aposta estratégica neste sector vital. Acreditamos firmemente que o desenvolvimento da indústria petrolífera é essencial para o crescimento sustentável de Angola.