ENDE no Uíge estima dívida de clientes acima de 3,5 mil milhões de kwanzas

Data:

Clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) no Uíge acumulam uma conta de mais de 3,5 mil milhões de kwanzas pelo consumo de energia há mais de três anos, informou, quarta-feira, o director do Centro de Distribuição da instituição naquela província,

A situação, segundo o responsável, tem estado a causar problemas de tesouraria para a empresa pública e a inviabilizar a implementação de vários projectos idealizados pela direcção local.

Bruno Lukano afirmou que as instituições públicas, como unidades hospitalares, de ensino e administrações municipais, são as principais devedoras com uma dívida superior a mil milhões de kwanzas, 30 por cento do valor global.

Dados avançados apontam que as altas somas de dívidas obrigam a ENDE no Uíge a manter engavetados muitos projectos, principalmente aqueles que visam a expansão e modernização da rede de distribuição pública de electricidade, a migração dos contadores pós-pagos para os pré-pagos nos centros urbanos, assim como criado constrangimentos de ordem técnica, táctica e operacional.

Pagamento por parcelas

A ENDE apelou aos clientes no sentido de se dirigirem às instalações da empresa, para renegociarem a dívida, uma vez que está aberta a possibilidade de pagamentos parcelado das mesmas, com vista a minimizar o impacto do desembolso.

Energia para mais bairros

A capacidade energética instalada na província do Uíge é, actualmente, de 97 Megawatts armazenada nas subestações do Negage, Quigima, Uíge 1 e Maquela do Zombo, proveniente do aproveitamento hidroeléctrico de Capanda.
Com esta disponibilidade, prossegue, a energia eléctrica é suficiente para a expansão dos serviços, na maior parte dos bairros periféricos da cidade do Uíge e das sedes municipais do Negage e Maquela do Zombo, assim como electrificar as restantes 13 sedes municipais.

Bruno Lukano disse que a ENDE no Uíge tem elaborados 120 novos projectos que já foram discutidos e aprovados com o governo da província que visam expandir a rede de distribuição de energia eléctrica em bairros como Paco e Benze.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe com amigos:

Seja um Leitor Gold

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Popular

Artigos relacionados
Artigos relacionados

Vencedor do CHAN´2025 terá aumento de 32% na premiação

A Confederação Africana de futebol (CAF) anunciou o aumento...