Em um registo fotográfico numa das fazendas da Província, o Governador, João Diogo Gaspar, destaca as potencialidades agrícolas do Cuanza Norte com destaque para o cacau que tem sido aposta dos vários produtores desta parcela do Território nacional. O Governante sublinha que há um crescente interesse por produtos sustentáveis e assinala que o cacau orgânico atrai cada vez mais consumidores dispostos a pagar mais por produtos que respeitam o meio ambiente e garantem melhores condições para os agricultores.
“Com o aumento da globalização, há oportunidades para exportar cacau para muitos mercados, especialmente os novos mercados na Ásia e na América do Norte, onde a demanda por chocolate continua a crescer”, ressalta o Governador.
Além do cultivo do Cacau, o Cuanza Norte é também uma referência nacional na produção do Café que constitui actualmente uma das grandes prioridades do executivo local no âmbito do processo de diversificação da Economia.
Para o presente ano agrícola, a aposta recai também para o relançamento da produção do trigo e do arroz, com a reativação dos perímetros irrigados do Luinga e Mucosso.No presente ano agrícola foram preparados perto de 1 milhão de Hectares de terra que poderão permitir a produção de mais de 800 mil toneladas de produtos diversos, com realce para a Mandioca, Batata, feijão e frutas diversas.
O Cuanza Norte dispõe de todas as condições para a produção agrícola em grande escala. Além da grande abundância de terras aráveis, a província dispõe ainda de uma variedade de rios e condições climatéricas favoráveis.