O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou, hoje, que a implementação do Sistema de Pagamento em Tempo Real foi concluída.
Os valores enviados em operações de transferências de fundos nos dias úteis e sábados, por via dos sistemas a retalho, nomeadamente, o Sistema de Débitos de Directos (SDD) e o Sistema de Transferências à Credito (STC), passam agora a reflectir nas contas bancárias no mesmo dia em que forem realizadas as operações. Isto deve-se à entrada em produção da terceira e última fase do Sistema de Pagamento em Tempo Real (SPTR) 24/7, no dia 22 de Novembro.
O SPTR 24/7 foi anunciado em 2022 e a a implementação dividiu-se em três fases.
A primeira começou em Outubro de 2022, para permitir que as operações de transferências e pagamentos, com cartão Multicaixa, reflectissem nas contas bancárias no dia a seguir.
A segunda, iniciada em Janeiro de 2024, serviu para possibilitar que as transferências efectuadas à sexta-feira e ao sábado de manhã, por via de balcões e canais remotos dos bancos comerciais, reflectissem nas contas bancárias no sábado.
Face à conclusão da implementação do ambiente 24/7 no SPTR, o BNA reitera o compromisso com a contínua inovação do sistema de pagamentos nacional, com foco na segurança e eficiência, refere o mesmo documento.