A mina do Luele, situada na província da Lunda-Sul, produziu durante o primeiro ano das suas operações cerca de 4, 4 milhões de quilates de diamantes brutos.
A informação foi prestada no último fim-de-semana, em Saurimo, pelo presidente do Conselho de Administração da Sociedade Mineira do Luele, Rómulo Mucase.
O responsável que falava na abertura das jornadas comemorativas do primeiro aniversário da mina, inaugurada em Novembro de 2023 pelo Presidente da República, João Lourenço, sublinhou os avanços atingidos pela mina.
Por isso, reafirmou a capacidade da equipa que teve enfrentou vários desafios, para estruturar administrativamente a empresa, alavancar os programas geológico-mineiros, intensificar e estabilizar a produção, adequar a qualificação do capital humano, bem como desenvolver os programas de responsabilidade social e sustentabilidade.
Disse que o apoio às comunidades com projectos sustentáveis vai continuar no centro das prioridades da empresa, tendo avançado o nível de execução física das 300 casas sociais para o reassentamento da população residente perto das zonas de exploração mineira, que se encontra acima dos 40 por cento.
O responsável disse que actualmente, a Sociedade Mineira do Luele conta com 2 mil e 441 trabalhadores, representando um aumento de 1058 postos de trabalho, comparado com o período homólogo do ano passado.